Design de Exposições

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

6.2 A unidade curricular poderá ser realizada nas modalidades de avaliação contínua ou de exame.

A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados. A avaliação contínua valoriza a assiduidade e participação do aluno em 10% da nota final e implica a realização de 3 trabalhos teórico-práticos que terão os seguintes pesos: 1.º trabalho – 45%; 2.º trabalho – 30%; 3.º trabalho – 15%.

O exame terá uma componente teórica, com um peso de 40%, e uma componente prática, com um peso de 60%.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Desenvolver a capacidade de análise crítica e compreender estudos teóricos e práticos na área do design de exposições;

3.2 Ampliar competências de investigação no âmbito de trabalhos teóricos e práticos  desenvolvidos segundo metedologias na concepção e produção de uma exposição;

3.3 Desenvolver projecto(s) no âmbito do design de exposições segundo conceitos e práticas que atendam a aspetos dimensionais, estruturais e estéticos 

Programa

4.1. Contextos expositivos
4.1.1 Identificação e caracterização espaços/ambientes
4.1.2 Sistemas técnicos de exposição
4.1.3 Promotores institucionais e destinatários
4.2. Produção de exposições
4.2.1 Tecnologias e materiais
4.2.2 Superfícies e texturas
4.2.3 Luz e cor
4.3 Projeto de exposição
4.3.1 Escalas e relações espaciais
4.3.2Factores antropométricos
4.3.3 Sistemas de representação e comunicação projetual

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Componente prática - 60.0%
  • - Componente teórica - 40.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho teórico-prático 2 - 30.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho teórico-prático 3 - 15.0%
  • - Trabalho teórico-prático 1 - 45.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bachelard, G. (2008). A poética do espaço. Martins Fontes.
Best, K. (2010). Gestão de Design – Gerir a estratégia, os processos e a implementação do design. Dom Quixote.
Britton,G. &Torvinen, S. (2013). Design Synthesis Integrated Product And Manufacturing System Design.Taylor & Francis Inc.
Brown,T. (2010). Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias.Campus.
Cassau, B. (2021). Retail Design: Espaços onde as marcas atraem e envolvem os consumidores. Kindle Edition.
Flusser, V. (2010). Uma filosofia do design: a forma das coisas. Relógio d’Água.
Gurgel, M. (2009). Projetando espaços: design de interiores. Senac.
Hellman, A. (2013). Design Brooklyn, Renovation, Restoration, Innovation, Industry. Stewart, Tabori & Chang Inc
Moraes, D. (2010). Metaprojeto: design do design. Editora Edgard Blucher
Ramstedt, F. (2020). O Manual de Design de Interiores: Mobiliar, decorar e Estilizar seu Espaço. Clarkson Potter.