Design de Interação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais:
exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
estudo e apresentação de obras/produções;
desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 A unidade curricular poderá ser realizada nas modalidades de avaliação contínua ou de exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados. A avaliação contínua decorre das seguintes componentes – Assiduidade e participação – 10%; Desempenho em trabalho de grupo – 50%; Desempenho individual – 40%.
O exame terá uma componente teórica, com um peso de 40%, e uma componente prática, com um peso de 60%.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Relacionar homem, tecnologia e artefacto na sociedade contemporânea, tendo por referência o design de interação.
3.2 Compreender conceitos, princípios e metodologias aplicadas ao desenvolvimento de projeto em design de interação.
3.3 Percecionar e refletir sobre novas abordagens em design de interação.
3.4 Compreender o papel do Design e do Design de Interação na investigação aplicada.

Programa

4.1 Homem, artefacto e mediação tecnológica
4.1.1 Usos e significados dos artefatos
4.1.2 Tecnologia e sociedade – o pós-digital
4.2 Interação
4.2.1 O que é o design de interação
4.2.2 Compreender e conceptualizar a interação
4.3 Novas abordagens ao design de interação
4.3.1 A intangibilidade do produto
4.3.2 Design de/para a experiência
4.3.3 Design de/para o comportamento
4.3.4 Interação social
4.3.5 Interação emocional
4.3.6 Novos interfaces
4.4 Design aplicado em interação
4.4.1 Processos e metodologias
4.4.2 Design, prototipagem e construção
4.4.3 Estudos de caso
4.4.4 Projeto aplicado

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Desempenho individual - 40.0%
Exame
  • - Componente teórica - 40.0%
  • - Componente prática - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Smith-Jackson, T., Resnick, L. & Johnson, K. (2019). Cultural ergonomics : theory, methods, and applications. CRC Press.
Demir, E. (2008). The Field of Design and Emotion: Concepts, Arguments, Tools and Current Issues. METU JFA 1 (1). 135.
Hook, K. (2018). Designing with the Body: Somaesthetic Interaction Design. The MIT Press
King, S. (2015). Understanding Industrial Design: Principles for UX and Interaction Design. O’Reilly Media
Moggridge, Bill (2006). Designing Interactions, The MIT Press.
Norman, D. (2004). Emotional Design. Why we love (or hate) everyday things. Basic Books.
Rizo, E. (2021). Más que diseño de experiencia (UX): Life-centered design para productos y servicios. ESIC Editorial
Shedroff, N. (2001). Experience design 1. New Riders.
Steane, J. (2016). Fundamentos del diseño interactivo : principios y procesos que todo diseñador debe conocer. Promopress.
Wiberg, M. (2018). The Materiality of Interaction: Notes on the Materials of Interaction Design. The MIT Press