Design em Espaço Urbano

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 A unidade curricular poderá ser realizada nas modalidades de avaliação contínua ou de exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados. A avaliação contínua valoriza a assiduidade e participação do aluno em 10% da nota final e implica a realização de 3 trabalhos teórico-práticos que terão os seguintes pesos: 1.º trabalho – 45%; 2.º trabalho – 30%; 3.º trabalho – 15%.
O exame terá uma componente teórica, com um peso de 40%, e uma componente prática, com um peso de 60%.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Promover e desenvolver o conhecimento sobre o espaço urbano
3.2 Reconhecer a importância do design na construção do espaço público
3.3 Identificar espaços e objetos de design em contexto urbano
3.4 Desenvolver estudos/projetos de design para o espaço urbano

Programa

4.1 ESPAÇO URBANO
4.1.1 Génese e evolução do espaço urbano
4.1.2 Património cultural e identidade urbana
4.2 DESIGN E ESPAÇO PÚBLICO
4.2.1 Design, inclusão e comportamento humano
4.2.2 Design na qualificação do espaço público
4.3 ESPAÇOS E OBJETOS DE DESIGN URBANOS
4.3.1 Design e comunicação em contexto urbano
4.3.2 Design e equipamento em contexto urbano
4.4 ESTUDOS/PROJETOS DE DESIGN PARA O ESPAÇO URBANO
4.4.1 Critérios para a elaboração de projetos em espaço urbano
4.4.2 Caráter integrador do projeto de design em espaço urbano

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Componente teórica - 40.0%
  • - Componente prática - 60.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - 2º Trabalho - 30.0%
  • - 3º Trabalho - 15.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 45.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Alt, F. (2013). A Design space for Pervasive Advertising On Public Displays. University of Stuttgart.
Brandão, P. & Remesar A. (2004). Design Urbano Inclusivo. Centro Português de Design.
Gehl, J. (2014). Cidades para pessoas, 2.ª edição. Editora Perspectiva S.A.
Gibson, D. (2009.) The wayfinding handbook, Information design for public places. Princeton Architectural Press
Hemckel, D., Thomaier, S., Konecke, B., Zedda, R., & Stabilini, S. (Eds.) (2013). Space–time design of the public city, urban and landscape perspectives. Springer.
Kling, B. & Kruger, T (2013). Spatial Orientation. Edition Detail.
Paiva, B. (2012). Design e Urbanidade – CumpliCidades do Programa Polis. Tese de Doutoramento em Design.Faculdade de Arquitetura de Lisboa.
Remesar, A. (2005). Do Projecto ao objecto. Centro Português de Design.
Open Space: Urban Public Landscape Design (2019). SendPoints.