Design Gráfico II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 Aulas teóricas e teórico-práticas: de carácter expositivo, com recurso a suportes audiovisuais e bibliografia específica. Desenvolvimento de atividades práticas em sala de aula centrada na metodologia projetual.

 

6.2. Avaliação

6.2.1. Avaliação contínua

A avaliação contínua obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

Componente Teórico-prática (trabalho de grupo e projeto individual) – 35%

Componente Prática (trabalho de grupo e projetos individuais) – 65%.

 

6.2.2. Exame

A avaliação por exame obedecerá a critérios que serão explicitados no enunciado, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

Componente teórica – 25%;

Componente prática – 75%.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Aquisição de saberes teóricos, práticos, técnicos e estéticos necessários à comunicação visual de conceitos/ideias;

3.2 Aquisição de conhecimentos sobre o cartaz, as suas fases de desenvolvimento, desde a apresentação do projeto à sua finalização, tendo em conta seus os elementos constituintes, assim como os princípios de composição;

3.3 Analisar e discutir projetos gráficos como estratégia para novas formulações e conceitos;

3.4 Saber analisar soluções alternativas num projeto de design gráfico, tendo em conta a mensagem visual a transmitir a um determinado público-alvo;

3.5 Desenvolver processos de recolha, análise e seleção de informação orientados para a definição de estratégias fundamentadas e criativas;

3.6 Conceber, planificar e organizar projetos gráficos de acordo com a sua finalidade.

Programa

4.1 O cartaz

4.1.1. Funções e caracterização dos cartazes

4.1.2. Mensagem: denotação e conotação, significado, relações texto-imagem, narrativa no cartaz

4.1.3. Elementos do cartaz

4.2. Princípios de composição

4.2.1. Unidade; harmonia; simplicidade; atmosfera; equilíbrio; hierarquia; sentido de leitura; tensão

4.2.2. Zonas de atenção; centro óptico

4.2.3. Zonas “brancas”

4.2.4. Página, margens, colunas, grelha: relações axiais, agrupamentos

4.3. Campanhas publicitárias e sociais

4.3.1. Características de uma campanha

4.3.2. Suportes publicitários: mupis e outdoors, folhetos, veículos, brindes publicitários, anúncio para diferentes meios audiovisuais

4.3.3. Retórica visual

4.4 Sinalização e sinalética

4.4.1 Tipos de sinalética: identificação, direção, orientação, regulamentação

4.4.2 Sistemas de sinalética: elementos e considerações

4.4.3 Tipografia, cor, símbolos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho de Grupo (componente prática) - 65.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
Exame
  • - Componente Prática - 75.0%
  • - Componente Teórica - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Baer, K. (2021). Information Design Workbook, Revised and Updated: Graphic approaches, solutions, and inspiration + 30 case studies. Rockport Publishers

Dabner, D.; Stewart, S. & Vickress, A. (2020). Graphic Design School. Thames Hudson

Kane, J. (2012). Manual dos Tipos. Editoral Gustavo Gili

Laserow, S. (2020). Making Posters. Bloomsbury Visual Arts

Landa, R. (2016). Advertising by Design: Generating and Designing Creative Ideas Across Media. John Wiley & Sons

Lupton, E. (2015). How Posters Work. Cooper Hewitt

Müller, J. &  Wiedemann, J. (2017).  The History of Graphic Design : 1890-1959 (Vol:1). Taschen

Müller, J. &  Wiedemann, J. (2017).  The History of Graphic Design : 1960-Today (Vol:2). Taschen

Rendgen, S. & Wiedemann , J. (2020). Information Graphics. Taschen

Van Uffelen, C. (2021). Designing Orientation: Signage Concepts & Wayfinding Systems. Braun Publishing

Victionary (2022). You Are Here 2: A New Approach to Signage and Wayfinding. Victionary