Design I

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

19.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição
oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de
trabalhos sob orientação docente.

19.2 Dada a especificidade desta unidade curricular e ao abrigo do ponto 7, do artigo 13.o, do RCFI, exige-
se que o aluno garanta a presença mínima em 8 do número total de aulas previstas, assistindo-lhe o direito

a realizar exame caso não tenha obtido aprovação por frequência.
A avaliação obedecerá a critérios que serão explicitados em diferentes enunciados, de acordo com as
seguintes componentes e pesos: Teórica – 25%; Teórico-prática – 25%; Prática – 50%. Os trabalhos a
realizar serão em número máximo de 5 – informação que será disponibilizada e sumariada na 1.a aula. O
exame terá uma componente teórica, com um peso de 35%, e uma componente prática, com um peso de
65%.

Resultados de Aprendizagem

16.1 Adquirir conhecimentos sobre os princípios gerais do design gráfico, a prática projetual e as fases de
desenvolvimento de um produto, desde o briefing até à aprovação do projeto;
16.2. Reconhecer o design gráfico, as suas vertentes, assim como as relações interdisciplinares com
outras áreas do design;
16.3 Aquisição de conhecimentos teóricos, práticos, estéticos e técnicos necessários à comunicação
visual de conceitos/ideias;
16.4 Saber recolher, analisar e selecionar informação, de forma a desenvolver estratégias fundamentadas e
criativas.
16.5 Saber analisar soluções alternativas em projeto de design, tendo em conta a mensagem visual a
transmitir a um determinado público-alvo;

Programa

17.1 Design Gráfico
17.1.1 Princípios gerais do design gráfico
17.1.2 Design gráfico e comunicação visual
17.1.3 Design gráfico e relações interdisciplinares
17.2 Prática projetual em design Gráfico
17.2.1 Fases analítica, criativa e de conceção
17.2.2 Projetos e categorias de design gráfico
17.2.3 Do conceito à visualização
17.3 Design e identidade gráfica
17.3.1 Design de identidade e imagem corporativa
17.3.2 Design aplicado ao produto
17.3.3 Design gráfico e suportes gráficos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua.
  • - Teórico-prática - 25.0%
  • - Teórica - 25.0%
  • - Prática - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Muller-Brockmann, J. (2012). Sistemas de retículas, Un manual para diseñadores gráficos. Barcelona: Editoral Gustavo Gili.

Lidwell, W. et. al. (2011). Princípios universales de diseño. Barcelona: Blume.

Lupton, E. & Phillips, J. (2008). Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify.

Heller, S. (2013). New Graphic Design – the 100 best comtemporany graphic designer. Londres: Googman Fiell.

Lupton, E. (2011). Intuição, Ação, Criação, Graphic Design Thinking. São Paulo: Editoral Gustavo Gili.

Rebouças, R. (2013). Zoom: design, teoria e prática. João Pessoa: Ideia Editora.

Chaves, N. (2013). La imagen corporativa, teoría y práctica de la identificación institucional. Barcelona: Editoral Gustavo Gili.

Costa, J. (2011). Design para os olhos – Marca, cor, identidade, sinalética. Lisboa: Dinalivro.

Dabner, D. ; Stewart, S. & Zempol, E. (2014). Graphic Design School. New Jersey: John Wiley.

Kane, J. (2012). Manual dos Tipos. São Paulo: Editoral Gustavo Gili.