Design I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino

1. As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

2 Dada a especificidade desta unidade curricular, o aluno deve garantir a presença mínima em 40 horas de contacto (aulas), assistindo-lhe, nessa condição, o direito à realização de exame, caso não tenha obtido aprovação por avaliação contínua.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Adquirir conhecimentos sobre os princípios gerais do design gráfico, a prática projetual e as fases de desenvolvimento de um produto, desde o briefing até à aprovação do projeto;
3.2. Reconhecer o design gráfico, as suas vertentes, assim como as relações interdisciplinares com outras áreas do design;
3.3 Aquisição de conhecimentos teóricos, práticos, estéticos e técnicos necessários à comunicação visual de conceitos/ideias;
3.4 Saber recolher, analisar e selecionar informação, de forma a desenvolver estratégias fundamentadas e criativas;
3.5 Saber analisar soluções alternativas em projeto de design, tendo em conta a mensagem visual a transmitir a um determinado público-alvo.

Programa

4.1 Design Gráfico
4.1.1 Princípios gerais do design gráfico
4.1.2 Design gráfico e comunicação visual
5.1.3 Design gráfico e relações interdisciplinares
4.2 Prática projetual em design Gráfico
4.2.1 Fases analítica, criativa e de conceção
4.2.2 Projetos e categorias de design gráfico
4.2.3 Do conceito à visualização
4.3 Design e identidade gráfica
4.3.1 Design de identidade e imagem corporativa
4.3.2 Design aplicado ao produto
4.3.3 Design gráfico e suportes gráficos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Componente teórico-prática - 25.0%
  • - Componente teórica - 25.0%
  • - Componente prática - 50.0%
Exame
  • - Componente prática - 65.0%
  • - Componente teórica - 35.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Adams, S.; Dawson, P; Foster, J. & Seddon, T. (2020). Graphic Design Rules: 365 Essential Dos and Don’ts. Princeton Architectural Press
Airey, D. (2014). Logo Design Love: A Guide to Creating Iconic Brand Identities. Peachpit Press
Bokhua, G. (2022). Principles of Logo Design: A Practical Guide to Creating Effective Signs, Symbols, and Icons. Rockport Publishers
Chaves, N. (2013). La imagen corporativa, teoría y práctica de la identificación institucional. Editoral Gustavo Gili.
Dabner, D.; Stewart, S. & Vickress, A. (2020). Graphic Design School. Thames Hudson
Dufranc, G. (2021). Packaged Brands. Independently published
Evamy, M. (2021). Logo, revised edition. Laurence King Publishing
Lupton, E. (2016). Intuição, Ação, Criação, Graphic Design Thinking. Editoral Gustavo Gili.
Muller, J. & Wiedemann, J. (2022). Logo Beginnings. Taschen
Wheeler, A. (2019). Design de Identidade da Marca. Bookman
Wiedemann, J. (2017). The Package Design Book. Tashen