Desporto e Atividades Adaptadas

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos T são apresentados em sessões expositivas. Os PL através da exposição oral, participação prática, demonstração, observação/correção e análise de material didático.
A avaliação é contínua (AC) ou por exame (AE).
AC
1) Avaliações práticas: (30%)
2) Trabalhos laboratoriais e/ou de campo: (60%)
3) Participação presencial: (10%)
Para aprovação o estudante terá de obter 50% no item 1 e 50% no item 2.
AE
1) Teste: (20%)
2) Avaliação prática: (80%)
O acesso à avaliação prática está condicionado à obtenção de 50% no teste.

Resultados de Aprendizagem

1. Conseguir identificar a história do Andebol, do Andebol Adaptado e do Andebol de Praia, relacionando-os entre eles e com os outros Jogos Desportivos Coletivos.
2. Saber identificar, distinguir e compreender a simbologia específica do Andebol, do Andebol Adaptado e do Andebol de Praia e suas Regras de Jogo e adotar a sua terminologia e regulamentos.
3. Descrever e caracterizar a Etapa Inicial e a Etapa Elementar do Andebol, identificando a utilidade dos exercícios nestas etapas.
4. Conseguir identificar e caracterizar os Jogos Pré‐desportivos gerais e sua utilidade na iniciação. Distinguir os Jogos Pré‐desportivos gerais dos Jogos Pré‐ desportivos de andebol.
5. Saber identificar e diferenciar os diferentes objetivos do Jogo Reduzido, do Jogo Condicionado e do Jogo Formal.
6. Saber identificar e descrever as ações individuais ofensivas.
7. Saber identificar e caraterizar a posição base defensiva.

Programa

1. História do Andebol (nacional e internacional) e caracterização geral do Andebol, do Andebol Adaptado e do Andebol de Praia.
2. Simbologia e Terminologia no Andebol, Andebol Adaptado e de Praia.
3. Caracterização da etapa inicial e da etapa elementar
4. Regras do jogo e regulamentos específicos do Andebol, do Andebol Adaptado e do Andebol de Praia.
5. Meios de ensino do Jogo.
5.1. Jogos pré-desportivos.
5.2. Exercícios.
5.3. Jogo Reduzido, Formal e Condicionado.
6. Componentes do Jogo: Ações individuais ofensivas e defensivas.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Avaliações práticas - 30.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 60.0%
Exame
  • - Frequência - 20.0%
  • - Avaliação prática - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1.Barcenas, D., & Roman, J. (1991). Balonmano, tecnica e metodologia. Editorial Gymnos
2.Clanton, R., & Dwight, M. (2014) Handball: success steps. Human Kinetics
3.Mesquita, I. (2004). A formação em jogos colectivos. Livros Horizonte.
4.Ribeiro, M., & Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O Ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. FMH e FAP.
5.Ribeiro, M., & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. O Ensino do Andebol dos 11 aos 14 anos. FMH e FAP.