Desporto Individual II – Badminton

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino promotoras de autonomia no estudo e integração dos saberes
teóricos e práticos. As matérias e fontes bibliográficas são apresentadas em aulas
expositivas e dialogadas. Os alunos elaboram trabalhos relativos à aplicação das matérias
teóricas à intervenção profissional.
A aprovação na unidade curricular poderá ser obtida por avaliação de frequência e/ou por
avaliação por exame.
A avaliação por frequência (200 pontos) inclui:
1) Teste escrito – 90 p. (Classificação mínima de 40p.)
2) Trabalho teórico-prático – 80 p. (Classificação mínima 40 p.)
3) Participação nas aulas – 10 p.
5) Participação em actividades complementares – 20 p.
Avaliação por exame:
1) O acesso ao exame está reservado aos alunos que obtenham pelo menos 40 pontos nos
trabalhos teórico-práticos durante a avaliação por frequência.
2) O exame consta de prova escrita e de prova oral, obrigatória para os alunos que na prova
escrita obtenham classificação entre 7,5 e 9,4 valores.

Resultados de Aprendizagem

1. Promover a aquisição de conhecimentos sobre as especifidades da modalidade de badminton relativas à sua origem e desenvolvimento histórico, enquadramento institucional actual, regras do jogo, espaços e apetrechos adequados a contextos de lazer e competitivos. 2. Promover a aquisição de conhecimentos e competências na execução dos gestos técnicos, dinâmica e tácticas de jogo nas versões de singulares e de pares. 3. Saber identificar e treinar as qualidades físicas e motoras associadas ao jogo e preparação do praticante de badminton. 4. Promover a aquisição de saberes teóricos e competências práticas relativas à didáctica do badminton. Conhecer e saber organizar o ensino por fases adequadas à idade e capacidades dos praticantes. 5. Promover a aquisição de conhecimentos sobre a elaboração de planos de sessões de treino de badminton e desenvolver competências sobre a orientação de treinos.

Programa

1. Caracterização da modalidade de badminton no contexto dos desportos.
2. Enquadramento histórico e institucional. Regras do jogo, espaços e apetrechos.
3. Gestos técnicos, dinâmica e tácticas de jogo nas versões de singulares e de pares.
4. Preparação física para o jogo de badminton.
5. Didáctica do badminton. Fases de progressão do ensino dos gestos técnicos e
comportamentos tácticos no badminton.
6. Exercícios para aprendizagem e treino. Cargas de treino associadas aos exercícios de
treino.
7. Planeamento e orientação de sessões de treino de badminton. Modelos de planos de
treino.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Aval. Contínua
  • - elementos de avaliação contínua - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

International Badminton federation (1989). Mundo do Badminton, Brief History Of
Badminton, Ano 1 – N.º 2
Gomet, D. (2003). Le Badminton: de l’élève débutant… au joueur de compétition. Paris: Vigot;
Mansuy, É. (1995). Le badminton: initiation, entraînement, animation. Paris: Éd. Amphora;
Cabello, D. Gonzalez‐Badillo, J. (2003). Analysis of the characteristics of competitive
badminton. British journal of sports medicine.37(1): pp. 62‐66.
Weineck, J. (1986). Manual de treinamento esportivo. São Paulo: Manole.