Desportos Coletivos – Basquetebol

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos T são apresentados em sessões expositivas. Os PL através da exposição oral, participação prática, demonstração, observação/correção e análise de material didático.
A avaliação é contínua (AC) ou por exame (AE).
AC
1) Avaliações práticas: (30%)
2) Trabalhos laboratoriais e/ou de campo: (60%)
3) Participação presencial: (10%)
Para aprovação o estudante terá de obter 50% no item 1 e 50% no item 2.
AE
1) Teste: (20%)
2) Avaliação prática: (80%)
O acesso à avaliação prática está condicionado à obtenção de 50% no teste.

Resultados de Aprendizagem

1. Dominar os conceitos relativos à função de treinador de Basquetebol, as regras de conduta e princípios orientadores da sua intervenção.
2. Identificar e descrever os princípios, as regras, a terminologia e a sinalética específica do jogo.
3. Dominar os princípios e os conceitos gerais a introduzir em cada fase de evolução do jogo e dos jogadores.
4. Dominar os conceitos e conhecer as metodologias aplicáveis ao desenvolvimento das capacidades motoras.
5. Identificar os diversos princípios técnico‐táticos (ofensivos e defensivos) do jogo (1×1, 3X3, 5X5) e selecionar exercícios de treino e situações de jogo que favoreçam o desenvolvimento dos processos referidos nas diversas fases de aprendizagem dos jogadores.
6. Intervir e dirigir exercícios de acordo com as normas que presidem aos objetivos e identificar os princípios orientadores da direção de equipa em minibasquete.

Programa

1. Saber treinar.
2. Conceitos e instrumentos de trabalho.
3. Como iniciar o ensino do Jogo.
4. Minibasquete.
5. Desenvolvimento das capacidades motoras específicas do Basquetebol.
6. Técnica individual ofensiva.
7. Técnica individual defensiva.
8. Tática individual ofensiva (um contra um).
9. O jogo 3X3.
10. Tática coletiva ofensiva.
11. Tática individual defensiva.
12. Tática coletiva defensiva.
13. Direção de exercícios e do jogo.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 60.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Avaliações práticas - 30.0%
Exame
  • - Avaliação prática - 80.0%
  • - Frequência - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Adelino, J. (1992). As coisas simples do basquetebol. ANTB.
2. American Sport Education Program (2007). Coaching basketball technical & tactical skills. Human Kinetics.
3. Mitchel, S., Oslin, J., & Griffin, L. (2013). Teaching sport concepts and skills: a tactical games approach for ages 7 to 18. Human Kinetics.
4. Oliveira, J. (2002). O ensino de basquetebol. Editorial Caminho.
5. Paye, B., & Paye, P. (2013). Youth basketball drills. Human Kinetics.
6. Popovich, G. (2011). Complete conditioning basketball. Human Kinetics.
7. Showalter, D. (2012). Coaching youth basketball. Human Kinetics.
8. Wootten, M., & Wootten, J. (2013). Coaching basketball successfully. Human Kinetics.