Desportos Coletivos – Rugby

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos T são apresentados em sessões expositivas. Os PL através da exposição oral, participação prática, demonstração, observação/correção e análise de material didático.
A avaliação é contínua (AC) ou por exame (AE).
AC
1) Avaliações práticas: (30%)
2) Trabalhos laboratoriais e/ou de campo: (60%)
3) Participação presencial: (10%)
Para aprovação o estudante terá de obter 50% no item 1 e 50% no item 2.
AE
1) Teste: (20%)
2) Avaliação prática: (80%)
O acesso à avaliação prática está condicionado à obtenção de 50% no teste.

Resultados de Aprendizagem

1. Dominar os conceitos relativos à função de treinador de Rugby, as regras de conduta e princípios orientadores da sua intervenção.
2. Identificar e descrever os princípios, as regras, a terminologia e a sinalética específica do jogo.
3. Dominar os princípios e os conceitos gerais a introduzir em cada fase de evolução do jogo e dos jogadores.
4. Dominar os conceitos e conhecer as metodologias aplicáveis ao desenvolvimento das capacidades motoras.
5. Identificar os diversos princípios técnicos e táticos (ofensivos e defensivos) do jogo e selecionar exercícios de treino e situações de jogo que favoreçam o desenvolvimento dos processos referidos nas diversas fases de aprendizagem dos jogadores.
6. Intervir e dirigir exercícios de acordo com as normas que presidem aos objetivos e identificar os princípios orientadores da direção de equipa.

Programa

1. Avaliação/diagnóstico no Rugby.
2. Metodologia do ensino do Rugby.
3. Prática pedagógica no Rugby.
4. Tática ofensiva e defensiva no Rugby.
5. A sessão do treino no Rugby.
6. Treino físico integrado no Rugby.

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Frequência - 20.0%
  • - Avaliação prática - 80.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Avaliações práticas - 30.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Adelino, J., & Vieira, J., & Coelho, O. (1999). Treino com Jovens, o que todos precisam de saber. CEFAD.
2. Ferrara, R. (2017). Break the line: analysis and method in attacking rugby. Kindle Edition.
3. Greenwood, J. (2015). Rugby classics: think rugby: a guide to purposeful team play. Bloomsbury Publishing.
4. Hogan, E. (2014). Rugby drills: 125 activities to improve your coaching sessions. The Crowood Press.
5. Milligan, I., & Gelman, D. (2015). Mini and youth rugby. Bloomsbury Publishing.
6. Mitchel, S., Oslin, J., & Griffin, L. (2013). Teaching sport concepts and skills: a tactical games approach for ages 7 to 18. Human Kinetics.
7. Richardson, K. (2014). Coaching youth rugby: essential guide for coaches, parents and teachers. The Crowood Press.
8. Sheryn, C. (2011). 101 Youth rugby drills. A & C Black Publishers.
9. Worsnop, S. (2011). Rugby games & drills. Human Kinetics.