Desportos Coletivos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos T são apresentados em sessões expositivas e os PL através da exposição oral, demonstração, observação/correção e material didático específico para cada bloco.

A avaliação será realizada por frequência (AF) ou exame (AE) [200 pontos (p) = 20 valores].

AF

1. Participação nas aulas e em outras atividades – 10p

2. Classificação nas provas T – 90p

3. Classificação nas provas PL – 100p

 

Para aprovação na AF, o estudante terá de ter classificação mínima de: 50 p no item 3.

 AE

1. Provas T – 100 p

2. Provas PL – 100 p

O acesso à prova PL está condicionado à obtenção de: 50 p na prova T.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer a História, organização, componentes física, técnica, tática, psicológica, relativas a cada uma das modalidades: Basquetebol, Voleibol, Andebol.

2. Dominar os elementos técnicos e técnico-táticos fundamentais à prática de cada uma das modalidades de jogos desportivos coletivos;

3. Saber adaptar atividades programadas e exercícios físicos prescritos, tendo em conta especificidades a nível do desenvolvimento, da condição física e expectativas da pessoa ou população a que se destinam.

Programa

1. História e contextualização organizativa dos jogos desportivos coletivos (JDC) basquetebol, voleibol, andebol.

2. Sistemática dos JDC: terminologia, análise estrutural e funcional, princípios para a orientação dos comportamentos, didáticas específicas.

2.1. Ensino e prática de basquetebol.

2.2. Ensino e prática de voleibol.

2.3. Ensino e prática de andebol.

3. Modelos de aquecimento geral, específico e tradicional de cada uma das modalidades abordadas.

4. Aplicação de comportamentos didáticos favoráveis à organização, comunicação, disciplina, motivação e aprendizagem nos grupos de praticantes.

5. Planeamento e orientação de exercícios técnicos e táticos relativos a cada uma das modalidades.

6. Arbitragem em jogos adaptados e em jogo formal.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Prova Prática-laboratorial - 50.0%
  • - Prova Teórica - 45.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  1. Adelino, J. (1992). As coisas simples do basquetebol. Lisboa: ANTB.
  2. Araújo, A. (2008); Manual de treinadores de Minibásquete ± Compilação dedocumentos produzidos por FPB, ENB e CNMB; Documento disponível no site daFederação Portuguesa de Basquetebol.
  3. Bayer, C. (1986). La enseñanza de los juegos deportivos colectivos. Barcelona: Hispano Europea.
  4. Federação Portuguesa de voleibol (2011) Artigos técnicos d FPV; Disponível no site da Federação Portuguesa de Voleibol.
  5. Graça, A. & Oliveira, J. (Editores) (1995). O Ensino dos Jogos Desportivos. Porto: FCDEF-UP.
  6. Mesquita, I. (2004). A pedagogia do treino. A formação em jogos desportivos colectivos (3.ª edição). Lisboa: Livros Horizonte.
  7. Parellada, J. (coord.) (1989). Deporte 92. Balonmano. Barcelona: Editorial 92.
  8. Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O Ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH e FAP
  9. Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. O Ensino do Andebol dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH e FAP