Desportos de Combate

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino promotoras de autonomia no estudo e integração dos saberes teóricos e práticos. As matérias e fontes bibliográficas são apresentadas em aulas expositivas e dialogadas. Os alunos elaboram trabalhos relativos à aplicação das matérias teóricas à intervenção profissional.

 

A avaliação será realizada por frequência ou exame (200 pontos (p) = 20 valores).

 

Por frequência:

1) Teste escrito – 80 p

2) Desempenho motor – 100 p

3) Participação nas aulas – 10 p

4) Participação em atividades complementares – 10 p

 

Avaliação por exame:

1) O exame consta de prova escrita.

2) O acesso ao exame está reservado aos alunos que obtenham pelo menos 40 p nos trabalhos teórico-práticos durante a avaliação por frequência

Resultados de Aprendizagem

1.  Conhecer as especifidades das diversas modalidade dos desportos de combate (e.g., judo, jiu-jitsu, karaté) relativas à sua origem e desenvolvimento histórico, enquadramento institucional actual, regras, espaços e apetrechos adequados a contextos de lazer e competitivos.

2.  Saber descrever os princípios básicos das nas diferentes situações de prática, organizar o processo de avaliação, diagnóstico e correção dos gestos técnicos básicos, avaliar e prescrever exercícios para desenvolver técnica e taticamente praticantes iniciantes e intermédios.

3.  Conhecer a base das técnicas, os princípios táticos básicos, o desenvolvimento de praticantes iniciantes e intermédios, e os princípios de treino mental, aplicados aos diferentes níveis, e escalões dos praticantes das diversas modalidades dos desportos de combate.

4.  Saber aplicar os princípios básicos da preparação física nas diversas modalidades dos desportos de combate, organizar diferentes abordagens para o desenvolvimento de habilidades, e estruturar as sessões de treino de acordo com as características físicas dos praticantes e as necessidades das diversas modalidades dos desportos de combate.

5.              Conhecer os elementos de base, os elementos que definem o trabalho do treinador, os elementos que caraterizam os praticantes iniciantes e intermédios, e os elementos, estrutura e estratégias específicas das diversas modalidade dos desportos de combate

Programa

1.  Caracterização das diversas modalidades dos desportos de combate no contexto geral dos desportos.

2.  Enquadramento histórico e institucional das diversas modalidades dos desportos de combate.

3.  Regras, espaços e apetrechos das diversas modalidades dos desportos de combate.

4.  Gestos técnicos, dinâmica e tácticas das diversas modalidades dos desportos de combate.

5.  Preparação física para as diversas modalidades dos desportos de combate fundamentada nos conhecimentos da fisiologia do exercício e metodologia do treino desportivo.

6.  Pedagogia e didáctica das diversas modalidades dos desportos de combate: fases de progressão do ensino dos gestos técnicos e comportamentos tácticos.

7.  Exercícios para aprendizagem e treino: cargas de treino associadas aos exercícios de treino das diversas modalidades dos desportos de combate.

8.              Planeamento e orientação de sessões de treino das diversas modalidades dos desportos de combate: modelos de planos de treino

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Desempenho motor - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Frequência - 40.0%
  • - atividades complementares - 5.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  1. Dias, J. (2002). Manual de treinador nível I. A intervenção pedagógica no karaté. Lisboa FPK 
  2. Figueiredo, A. (1987). O significado actual do karaté- arte marcial/desporto de combate. Revista Horizonte, 22 (IV)
  3. Kano, J. (2001). Judo Kodokan. New York : Kodansha International.
  4. Neves, J. (2009). Contributos para o ensino e treino do karaté: A opinião de 3 sensei. FD – UP.
  5. Reay, T. (1990). Guia prático do Judo. Lisboa: Editorial Presença.
  6. SHAPE (2015). Karaté: A Smart PE Moves Lesson Plan. Champaign: Human Kinetics.