Desportos de Natureza

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos T são apresentados em sessões expositivas e os TP e PL através da exposição oral, demonstração, observação/correção e material didático específico para cada bloco.

 

Avaliação contínua [200 pontos (p) = 20 valores]:

1. Trabalho de MONT – 30 p

2. Organização de challenger aventura – 20 p

3. Prova escrita – 40 p

4. Participação em actividades complementares de DAN – 10 p

5. PL de MC – 40 p

6. PL de ESC – 30 p

7. PL de MONT – 20 p

8. Comportamento e atitude – 10 p

Para aprovação na AF, o estudante terá de ter classificação mínima de: 20 p nos itens 3 e 5; 15 p no item 6; e 10 p no

item 7.

 

Avaliação por exame [200 pontos (p) = 20 valores]:

1.Prova escrita – 200 p.

Para aceder à AE deverá ser obtida na AF uma classificação mínima de: 20 p no item 5; 15 p no item 6; e 10 p no item 7.

Resultados de Aprendizagem

1. Analisar criticamente as tendências históricas, sociais e culturais que deram origem aos Desportos de Natureza (DN) e a sua evolução em diferentes países, mais concretamente em Portugal.

2. Contextualizar e articular os principais conceitos relacionados com os DN.

3. Identificar o perfil, as funções e a formação dos profissionais em DN.

4. Saber analisar e compreender o enquadramento legal dos DN.

5. Aplicar os instrumentos metodológicos adequados ao planeamento e gestão de programas, projetos e eventos de DN.

6. Promover e dinamizar os DN ao nível da iniciação, com enfoque no montanhismo, na escalada e nas manobras de cordas (eg., pontes, rappel, slide e corrimão).

Programa

1. Introdução aos DAN

1.1. Origem, conceitos e características

1.2. Perfil, funções e formação dos profissionais

1.3. Enquadramento legal

1.4. Gestão de espaços naturais e sustentabilidade

1.5. Organização e gestão

2. Manobras de cordas para transposição de obstáculos (MC)

2.1. Materiais específicos

2.2. Nós fundamentais

2.3. Pontos de amarração e ancoragens

2.4. Aspetos gerais de segurança

2.5. Operacionalização de aparelhos com cordas

3. Escalada (ESC)

3.1. Materiais específicos

3.2. Nós fundamentais

3.3. Montagem de reuniões

3.4. Técnicas fundamentais

3.4. Tipos de ESC

3.5. Aspetos gerais de segurança

3.6. Top-rope e a abrir

4. Montanhismo (MONT)

4.1. O meio ambiente

4.2. Cartografia e orientação

4.3. Técnicas de progressão

4.4. Risco e segurança

4.5. Acampamento

4.6. Alimentação

4.7. Material e equipamento

4.8. Planeamento e gestão de projetos em espaço de montanha

4.9. Marcha de montanha

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Comportamento e atitudes - 5.0%
  • - atividades complementares - 5.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%
  • - Frequência - 20.0%
  • - práticas - 45.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Carvalhinho, L. (2014). Desporto de natureza e turismo activo: contextos e desenvolvimento. Rio Maior: ESDRM-IPS.

2. Dougherty, N. (1998). Outdoor recreation safety. Champaign: HK.

3. EEAM (2007). Certificado de iniciación al montañismo. Benasque: Barrabés.

4. Fry, E. (2001). El manual completo de los nudos y el anudado de cuerdas. Barcelona: Paidotribo.

5. Hattingh, G. (2001). Escalada en roca & Escalada de paredes. Barcelona: Paidotribo.

6. Hörst, H. (2008). Training for climbing: the definitive guide to improving your performance. Guilford: Falcon Guide.

7. Melo, R. (2013). Desportos de natureza e desenvolvimento local sustentável (Tese de doutoramento não publicada). Coimbra: UC.

8. Musnick, D., & Pierce, M. (2012). Conditioning for outdoor fitness. Seattle: Mountaineers Book.

9. Redmond, K., Foran, A., & Dwyer, S. (2010). Quality lesson plans for outdoor education. Champaign: HK.

10. Silva, F., Lopes, J., Sousa, J., & Lopes, S. (2000). Segurança em actividades de aventura. Lisboa: CEFD.