Desportos de Raquete

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino promotoras de autonomia no estudo e integração dos saberes teóricos e práticos. As matérias e fontes bibliográficas são apresentadas em aulas expositivas e dialogadas. Os alunos elaboram trabalhos relativos à aplicação das matérias teóricas à intervenção profissional.

 

A avaliação será realizada por frequência ou exame (200 pontos (p) = 20 valores).

 

Por frequência:

1) Teste escrito – 80 p

2) Desempenho motor – 100 p

3) Participação nas aulas – 10 p

4) Participação em atividades complementares – 10 p

 

Avaliação por exame:

1) O exame consta de prova escrita.

2) O acesso ao exame está reservado aos alunos que obtenham pelo menos 40 p nos trabalhos teórico-práticos durante a avaliação por frequência.

Resultados de Aprendizagem

  1. Conhecer as especifidades das diversas modalidade dos desportos de raquete (e.g., badmington, ténis e ténis de mesa) relativas à sua origem e desenvolvimento histórico, enquadramento institucional actual, regras do jogo, espaços e apetrechos adequados a contextos de lazer e competitivos.
  2. Saber descrever os princípios básicos das pancadas nas diferentes situações de jogo, organizar o processo de avaliação, diagnóstico e correção dos gestos técnicos básicos, avaliar e prescrever exercícios para desenvolver técnica e taticamente praticantes iniciantes e intermédios.
  3. Conhecer a base técnica das pancadas, os princípios táticos básicos, o desenvolvimento de praticantes iniciantes e intermédios, e os princípios de treino mental, aplicados aos diferentes níveis, e escalões dos praticantes das diversas modalidades dos desportos de raquete.
  4. Saber aplicar os princípios básicos da preparação física nas diversas modalidades dos desportos de raquete, organizar diferentes abordagens para o desenvolvimento de habilidades, e estruturar as sessões de treino de acordo com as características físicas dos alunos e as necessidades das diversas modalidades dos desportos de raquete.
  5. Conhecer os elementos de base, os elementos que definem o trabalho do treinador, os elementos que caraterizam os praticantes iniciantes e intermédios, e os elementos, estrutura e estratégias específicas das diversas modalidades dos desportos de raquetes.

Programa

  1. Caracterização das diversas modalidades dos desportos de raquete no contexto geral dos desportos.
  2. Enquadramento histórico e institucional das diversas modalidades dos desportos de raquete.
  3. Regras dos jogos, espaços e apetrechos das diversas modalidades dos desportos de raquete.
  4. Gestos técnicos, dinâmica e tácticas dos jogos das diversas modalidades dos desportos de raquete nas versões de singulares e de pares.
  5. Preparação física para o jogo das diversas modalidades dos desportos de raquete fundamentada nos conhecimentos da fisiologia do exercício e metodologia do treino desportivo.
  6. Pedagogia e didáctica das diversas modalidades dos desportos de raquete: fases de progressão do ensino dos gestos técnicos e comportamentos tácticos.
  7. Exercícios para aprendizagem e treino: cargas de treino associadas aos exercícios de treino das diversas modalidades dos desportos de raquete.
  8. Planeamento e orientação de sessões de treino das diversas modalidades dos desportos de raquete: modelos de planos de treino

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Desempenho motor - 50.0%
  • - atividades complementares - 5.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  1. Alfonsi, S. (2007). Manual de Ténis. Cascais: Arteplural.
  2. Brown, J., & Soulier, C. (2013). Tennis: Steps to Success. Champaign: Human Kinetics.
  3. Crespo, M., Reid, M., & Miley, D. (2001). ITF Tennis Player Development. London: ITF.
  4. Gomet, D. (2003). Le Badminton: de l’élève débutant… au joueur de compétition. Paris: Vigot.
  5. Mansuy, É. (1995). Le badminton: initiation, entraînement, animation. Paris: Amphora.