Desportos e Atividades de Ginásio I

Após a parte teórico-prática, a componente prático-laboratorial é consolidada através da Aeróbica (nível elementar), para melhoria da execução motora e do domínio musical. Posteriormente, os estudantes passarão por situações de prática pedagógica, com o objetivo de melhorar a sua intervenção, e vivência de outras atividades (Step, Localizada) para perceberem em que medida essa mesma intervenção deverá ser adequada atendendo à sua especificidade.

A avaliação é realizada por frequência ou exame (200 pontos (p) = 20 valores).

Por frequência:

1. Desempenho técnico e pedagógico: 150 p

1.1. Aeróbica: 80 p

1.2. Step: 20 p

1.3. Localizada: 20 p

1.4. Desempenho técnico: 30 p

2. Conhecimento teórico (teste escrito): 40 p

3. Comportamento e atitude: 10 p

Para aprovação, o estudante terá de ter um mínimo de 75 p no desempenho técnico e pedagógico e 20 p no conhecimento teórico.

Por exame:

1. Prova teórica: 40 p

2. Prova prática: 160 p

Para aprovação no exame o estudante terá de ter classificação mínima de 20 p na prova teórica e 80 p na prova prática.

1. Compreender a especificidade dos desportos e atividades de ginásio (a história e evolução, as tendências atuais, o espectro de atividades, as instalações e materiais utilizados);
  2. Planificar e conduzir a atividade Aeróbica, a um nível elementar, aplicando as técnicas e métodos de montagem coreográficos adequados às características dos praticantes;
  3. Vivenciar a prática de outras atividades de ginásio realizadas em grupo (e.g., Step e Localizada), percebendo as suas características específicas e possíveis adaptações aquando da intervenção técnica;
  4. Adotar as estratégias de intervenção mais adequadas à especificidade do contexto.

1. Prática desportiva em ginásio.
  2. Espetro das atividades desportivas em ginásio.
  3. Origem e evolução do conceito de fitness.
  4. Atividades de fitness em grupo.

4.1.   Música como “ferramenta de trabalho”.

4.2.   Sessão tipo: estrutura.

4.3.   Planeamento e escrita coreográfica.

4.4.   Qualidade do Instrutor de Atividades de Grupo de Fitness (IAGF).

5. Aeróbica.

5.1.   Origem, características, objetivos, benefícios, equipamento utilizado.

5.2.   Exercícios, técnica de execução, componentes críticas, erros comuns.

5.3.   Sessão tipo: estrutura e metodologia de construção coreográfica.

5.4.   Especificidade da intervenção pedagógica (instrução, demonstração, feedback, comunicação, ordens de comando e posicionamento).

5.5.   Metodologia de construção coreográfica: pirâmide total, pirâmide de pares, associação, progressão, adição e adição-subtração.

6. Step.

6.1.  Exercícios, técnica de execução, componentes críticas, erros comuns.

6.2.  Sessão tipo: estrutura e metodologia de construção coreográfica.

6.3.  Especificidade da intervenção pedagógica (instrução, demonstração, feedback, comunicação, ordens de comando e posicionamento).

7. Localizada.

7.1.  Exercícios, técnica de execução, componentes críticas, erros comuns.

7.2.  Sessão tipo: estrutura e metodologia.

7.3. Especificidade da intervenção pedagógica (instrução, demonstração, feedback, comunicação, ordens de comando e posicionamento).

Avaliação Contínua
  • - desempenho técnico - 75.0%
  • - Frequência - 20.0%
  • - comportamento e atitude - 5.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

1. Boyle, M. (2004). Functional training for sports. Champaign: Human Kinetics.
  2. Francis, L., & Seibert, R. (2000). Teaching a group exercise class. In D. Green (Ed.), Group fitness instructor manual (pp. 179-204). San Diego: ACE.
  3. Franco, S., & Santos, R. (1999). A essência da ginástica aeróbica. Rio Maior: ESDRM.
  4. González, I., Erquicia, B., & González, S. (2005). Manual de aeróbic y step. Barcelona: Paidotribo.
  5. Kennedy-Armbruster, C., & Yoke, M. (2009). Methods of group exercise instruction (2nd ed.). Champaign: Human Kinetics.
  6. Martín, M. (2000). Aeróbic y fitness: fundamentos y principios básicos. Madrid: Librerías Deportivas Esteban Sanz.
  7. NSCA (2016). Exercise technique manual for RT. Champaign, Human Kinetics.
  8. Papi, J. (2004). Aeróbic en salas de fitness. Manual teórico práctico. Barcelona: INDE.
  9. Rieger, T., Naclerio, F., Jiménez, A., & Moody, J. (2015). Europeactive’s foundations for exercise professionals. Champaign: Human Kinetics.
  10. Santos-Rocha, R., Rieger, T., & Jiménez, A. (2015). Europeactive’s essentials for fitness instructors. Champaign: Human Kinetics.