Desportos e Atividades de Ginásio I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos TP são apresentados em sessões expositivas. A PL é consolidada com a vivência da atividade e situações de prática pedagógica.
Esta UC, eminentemente prática, tem a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os itens:
1. Provas práticas (50%).
1.1. Hidroginástica (25%).
1.2. Step (25%).
2. Desempenho técnico (15%).
3. Trabalho (30%).
4. Participação presencial (5%).
Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 50% nos itens 1 e 2, e 50% no item 3.
Ao abrigo do ponto 8 do 13.º artigo do Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos da ESE-IPC, o aluno deve cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso/melhoria/especial:
1. Ter frequentado pelo menos 50% das aulas.
O exame consta de uma prova teórica (30%) e de uma prática (70%).
Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 50% em ambas as provas, na teórica e na prática.

Resultados de Aprendizagem

1. Hidroginástica.
1.1. Planificar e conduzir a atividade, aplicando as técnicas e os métodos de montagem coreográficos adequados às características dos praticantes.
1.2. Adotar estratégias de intervenção adequadas à especificidade do contexto.
2. Step.
2.1. Planificar e conduzir a atividade, aplicando as técnicas e os métodos de montagem coreográficos adequados às características dos praticantes.
2.2. Adotar estratégias de intervenção adequadas à especificidade do contexto.

Programa

1. Hidroginástica.
1.1. Origem e evolução, características e objetivos, benefícios e equipamento utilizado.
1.2. Exercícios, técnica de execução, componentes críticas e erros comuns.
1.3. Sessão: estrutura, estratégias e metodologia de construção coreográfica.
1.4. Especificidade da intervenção pedagógica (instrução, comando, feedback pedagógico, demonstração, comunicação, posicionamento).
2. Step.
2.1. Origem, evolução, características e objetivos, benefícios e equipamento utilizado.
2.2. Exercícios, técnica de execução, componentes críticas e erros comuns.
2.3. Sessão: estrutura, estratégias e metodologia de construção coreográfica.
2.4. Especificidade da intervenção (instrução, ordens de comando, feedback, demonstração, comunicação, posicionamento).

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Provas práticas - 50.0%
  • - Desempenho técnico - 15.0%
Exame
  • - Prova teórica - 30.0%
  • - Prova prática - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. AEA (2018). Aquatic Fitness Professional Manual (7th ed.). Human Kinetics.
2. Bonelli, S. (2001). Aquatic Exercise – ACE Group Fitness. ACE.
3. Campos, F., Dias, G., & Mendes, R. (2015). Hidroginástica para idosos. In G. Dias, R. Mendes, P. Silva, & M. Branquinho (Eds.), Gerontomotricidade: actividades lúdicas e pedagógicas para o corpo envelhecido (pp. 49-67). ESEC.
4. González, I., Erquicia, B., & González, S. (2005). Manual de aeróbic y step. Paidotribo.
5. Kennedy-Armbruster, C., & Yoke, M. (2009). Methods of group exercise instruction (2nd ed.). Human Kinetics.
6. Rieger, T., Jones, B., & Jiménez, A. (2015). Europeactive’s essentials for personal trainers. Human Kinetics.
7. Rieger, T., Naclerio, F., Jiménez, A., & Moody, J. (2015). Europeactive’s foundations for exercise professionals. Human Kinetics.
8. Santos-Rocha, R., Rieger, T., & Jiménez, A. (2015). Europeactive’s essentials for fitness instructors. Human Kinetics.