Desportos e Atividades de Ginásio II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Após a parte teórico-prática, a componente prático-laboratorial é consolidada através da vivência prática destas atividades de cariz individual, para perceber enquanto praticante a especificidade deste tipo de atividades (e.g., exercícios realizados, erros mais comuns, máquinas mais utilizados, postura para melhor execução).

A avaliação é realizada por frequência ou exame (200 pontos (p) = 20 valores).

Por frequência:

1. Desempenho técnico e pedagógico: 120 p

1.1. Treino Funcional: 40 p

1.2. Musculação: 40 p

1.3. Treino Cardiovascular – Cardiofitness: 40 p

2. Conhecimento teórico (teste escrito): 70 p

3. Comportamento e atitude: 10 p

Para aprovação, o estudante terá de ter um mínimo de 60 p no desempenho técnico e pedagógico e 35 p no conhecimento teórico.

Por exame:

1. Prova teórica: 80 p

2. Prova teórico-prática: 120 p

Para aprovação no exame o estudante terá de ter classificação mínima de 40 p na prova teórica e 60 p na prova teórico-prática.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os princípios básicos para planificar e conduzir atividades de cariz individual, em contexto de ginásio (Treino Funcional, Musculação e Treino Cardiovascular), atendendo às características do praticante.

2. Conhecer e adotar estratégias que possibilitem uma intervenção técnica adequada à especificidade do contexto, nas atividades de ginásio individuais (Treino Funcional, Musculação e Treino Cardiovascular).

Programa

  1. Treino Funcional.

1.1.   Origem, evolução, características, objetivos, benefícios, equipamento utilizado.

1.2.   Exercícios específicos, técnica de execução, componentes críticas e erros comuns.

1.3.   Planificação: estrutura e metodologia.

1.4.   Especificidade da intervenção técnica e pedagógica (comunicação, posicionamento e feedback pedagógico).

2. Musculação.

2.1.   Origem, evolução, características, objetivos, benefícios, equipamento utilizado.

2.2.   Exercícios específicos, técnica de execução, componentes críticas e erros comuns.

2.3.   Planificação: estrutura e metodologia.

2.4.   Especificidade da intervenção técnica e pedagógica (comunicação, posicionamento e feedback pedagógico).

3. Treino Cardiovascular – Cardiofitness.

3.1.   Origem, evolução, características, objetivos, benefícios, equipamento utilizado.

3.2.   Exercícios específicos, técnica de execução, componentes críticas e erros comuns.

3.3.   Planificação: estrutura e metodologia.

3.4. Especificidade da intervenção técnica e pedagógica (comunicação, posicionamento e feedback pedagógico).

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - comportamento e atitude - 5.0%
  • - Frequência - 35.0%
  • - desempenho técnico - 60.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  1. ACSM (2011). ACSM’s complete guide to fitness & health. Champaign, Human Kinetics.
  2. Boyle, M. (2004). Functional training for sports. Champaign: Human Kinetics.
  3. Delavier, F. (2000). Guía de movimientos de musculación. Barcelona: Paidotribo.
  4. Garganta, R., Prista, A., & Roig, J. (2006). Musculação: abordagem dirigida para as questões da saúde e bem-estar. Cacém: Manz.
  5. Kennedy-Armbruster, C., & Yoke, M. (2009). Methods of group exercise instruction. Champaign: Human Kinetics.
  6. NSCA (2014). Developing the core. Champaign: Human Kinetics.

NSCA (2016). Exercise technique manual for RT. Champaign, Human Kinetics.

Rieger, T., Jones, B., & Jiménez, A. (2015). Europeactive’s essentials for personal trainers. Champaign: Human Kinetics.

Rieger, T., Naclerio, F., Jiménez, A., & Moody, J. (2015). Europeactive’s foundations for exercise professionals. Champaign: Human Kinetics.

Seibert, R. (2004). Group strength training. San Diego: ACE.