Desportos e Atividades de Ginásio II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos TP são apresentados em sessões expositivas. A PL é consolidada com a vivência da atividade e situações de prática pedagógica.
Esta UC, eminentemente prática, tem a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os itens:
1. Provas práticas (50%).
1.1. Localizada (15%).
1.2. TF (10%).
1.3. Musculação (15%).
1.4. TC (10%).
2. Desempenho técnico (15%).
3. Trabalho (30%).
4. Participação presencial (5%).
Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 50% nos itens 1 e 2, e 50% no item 3.
Ao abrigo do ponto 8 do 13.º artigo do Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos da ESE-IPC, o aluno deve cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso/melhoria/especial:
1. Ter frequentado pelo menos 50% das aulas.
O exame consta de uma prova teórica (30%) e de uma prática (70%).
Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 50% em ambas as provas, na teórica e na prática.

Resultados de Aprendizagem

1. Localizada e Treino Funcional.
1.1. Planificar e conduzir a atividade considerando as características dos praticantes.
1.2. Adotar estratégias de intervenção adequadas à especificidade do contexto.
2. Musculação e Treino Cardiovascular.
2.1. Planificar e conduzir a atividade considerando as características dos praticantes.
2.2. Adotar estratégias de intervenção adequadas à especificidade do contexto.

Programa

1. Localizada e Treino Funcional.
1.1. Origem e evolução, características e objetivos, benefícios e equipamento utilizado.
1.2. Exercícios específicos, técnica de execução, componentes críticas e erros comuns.
1.3. Sessão tipo: estrutura e metodologia.
1.4. Especificidade da intervenção pedagógica (instrução, comando, feedback pedagógico, demonstração, comunicação, posicionamento).
2. Musculação e Treino Cardiovascular.
2.1. Origem e evolução, características e objetivos, benefícios e equipamento utilizado.
2.2. Exercícios específicos, técnica de execução, componentes críticas e erros comuns.
2.3. Sessão tipo: estrutura e metodologia.
2.4. Especificidade da intervenção (comunicação, posicionamento, feedback pedagógico).

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Prova teórica - 30.0%
  • - Prova prática - 70.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Desempenho técnico - 15.0%
  • - Provas práticas - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. ACSM (2011). ACSM’s complete guide to fitness & health. Human Kinetics.
2. ACSM (2022). ACSM’s foundations of strength training and conditioning. Human Kinetics.
3. Delavier, F. (2000). Guía de movimientos de musculación. Paidotribo.
4. Kennedy-Armbruster, C., & Yoke, M. (2009). Methods of group exercise instruction. Human Kinetics.
5. Monteiro, A., & Evangelista, A. (2015). Treinamento funcional: uma abordagem prática. Phorte Editora.
6. NSCA (2014). Developing the core. Human Kinetics.
7. NSCA (2016). Exercise technique manual for RT. Human Kinetics.
8. Rieger, T., Jones, B., & Jiménez, A. (2015). Europeactive’s essentials for personal trainers. Human Kinetics.
9. Rieger, T., Naclerio, F., Jiménez, A., & Moody, J. (2015). Europeactive’s foundations for exercise professionals. Human Kinetics.
10. Seibert, R. (2004). Group strength training. ACE.