Desportos e Atividades de Natureza

Os conteúdos TP são desenvolvidos através de métodos expositivos, sala de aula invertida, e aprendizagem baseada em problemas/projetos. Os conteúdos PL são apresentados através da  demonstração, observação/correção, experimentação/reflexão, saídas de campo, e aprendizagem cooperativa e colaborativa.

Esta unidade curricular eminentemente prática terá a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os seguintes itens:

1) Avaliações TP (40% )

2) Avaliações PL (60%)

Ao abrigo do ponto 8 do 13º artigo do Regulamento Académico do 1º Ciclo de Estudos da ESE-IPC, o estudante deverá cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso: ter participado na saída de campo de montanhismo, ter uma classificação mínima de 30% no item 2).

O exame constará exclusivamente de uma prova TP (100%).

Desenvolver conhecimentos, capacidades e competências ao nível do enquadramento histórico, conceptual e organizacional relacionadas com as Desportos e Atividades de Natureza (DAN), de forma a que os estudantes possam:

1. Analisar criticamente as tendências históricas, sociais e culturais que deram origem aos DAN e a sua evolução em diferentes países, mais concretamente em Portugal.

2. Contextualizar e articular os principais conceitos relacionados com os DAN.

3. Identificar o perfil, as funções e a formação dos profissionais em DAN.

4. Saber analisar e compreender o enquadramento legal dos DAN.

5. Aplicar os instrumentos metodológicos adequados ao planeamento e gestão de programas, projetos e eventos de DAN.

6. Promover e dinamizar os DAN ao nível da iniciação, com enfoque no montanhismo, na escalada e nas manobras de cordas (eg., pontes, rappel, slide e corrimão).

1. Introdução aos DAN

1.1. Origem, conceitos e características

1.2. Perfil, funções e formação dos técnicos

1.3. Enquadramento legal

1.4. Gestão de espaços naturais e sustentabilidade

1.5. Gestão do risco e da segurança

1.6. Gestão de materiais e equipamentos

1.7. Organização e gestão de atividades

2. Manobras de cordas para transposição de obstáculos (MC)

2.1. Materiais específicos

• - Frequência - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Carvalhinho, L. (2014). Desporto de natureza e turismo activo: contextos e desenvolvimento. Rio Maior: ESDRM-IPS.

Dougherty, N. (1998). Outdoor recreation safety. Champaign: HK.

EEAM (2007). Certificado de iniciación al montañismo. Benasque: Barrabés.

Hattingh, G. (2001). Escalada en roca & Escalada de paredes. Barcelona: Paidotribo.

Hörst, H. (2008). Training for climbing: the definitive guide to improving your performance. Guilford: Falcon Guide.

Melo, R. (2013). Desportos de natureza e desenvolvimento local sustentável (Tese de doutoramento não publicada). Coimbra: UC.

Melo, R., et al. (Eds.) (2020). Nature Sports (special issue). Annals of Leisure Research, 23, 1/2.

Musnick, D., & Pierce, M. (2012). Conditioning for outdoor fitness. Seattle: Mountaineers Book.

Redmond, K., Foran, A., & Dwyer, S. (2010). Quality lesson plans for outdoor education. Champaign: HK.

Silva, F., (2018). Turismo e Desporto de Aventura. Atividades com manobras de corda. Lisboa: LIDEL.