Didáctica do Português II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

De acordo com o Artº 32 do Regulamento Académico do 2º Ciclo de Estudos do Instituto Politécnico de Coimbra, esta unidade unidade curricular, pela natureza das competências definidas, os alunos podem optar pela modalidade de avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios e procedimentos:

Avaliação contínua – Realização, produção e apresentação em aula, de dois trabalhos individuais sobre dois domínios programáticos à escolha do aluno:

Trabalho nº 1- 50.0%

Trabalho nº 2 – 50.0%

No caso de o aluno pretender apresentar-se a exame, deverá cumprir duas condições específicas:

a) a 1ª ser submetido a uma comprovação teórica dos conteúdos lecionados ao longo do semestre (25%) e

b) a 2ª, elaborar uma planificação de uma tarefa prática a partir de um texto e/ou de um projeto de trabalho incluído no enunciado da prova (75%).

Estas condições aplicam-se, com a mesma configuração, a todas as épocas de exame, de acordo com os Art. 35 a 39.

Resultados de Aprendizagem

1. Saber promover a aquisição de competências discursivas;
2. Fomentar a aquisição e desenvolvimento de competências textuais;
3. Adequar a escolha do corpus textual, em função da faixa etária e do nível de escolaridade;
4. Identificar as competências necessárias ao processo de compreensão leitora;
5. Reconhecer os critérios de escolha do corpus textual;
6. Caracterizar e identificar as competências no processo de compreensão leitora;
7. Adequar conhecimentos gramaticais ás práticas de ensino;
8. Compreender os modos de utilização de terminologias linguístico-gramaticais;
9. Comentar textos de tipologias variadas na perspetiva do ensino da gramática;
10. Planificar unidades didáticas, aulas e atividades no 1 e 2 ciclo do Ensino Básico;
11. Construir instrumentos e materiais didáticos do domínio do PLM;
12. Apreciar criticamente os manuais e outros materiais didáticos disponíveis;
13. Elaborar instrumentos de avaliação para os vários domínios do ensino

Programa

1. Planificação de unidades didáticas, aulas e atividades destinadas ao 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
1.1.Oralidade
1.2.Leitura
1.3.Escrita
1.4.Gramática
1.5.Leitura de textos literários
2. Construção de instrumentos e materiais didáticos do domínio do PLM
3. Apreciação crítica de manuais e outros materiais didáticos
4. Construção de instrumentos de avaliação para os vários domínios do ensino do PLM
5. Lecionação de unidades em regime de microensino.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%
Exame
  • - Exame - 25.0%
  • - Planificação Tarefa Prática - 75.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Andrade, Ana Isabel et alii, (orgs.) (2014). A Diversidade Linguística nos Discursos e nas Práticas de Educação e Formação:U.Aveiro.
Costa, J. e Santos, A. L. (2003). A falar como os bebés. O desenvolvimento linguístico das crianças. Primeiros passos. Editorial Caminho: Lisboa.
Malasartes, A. (2006). A relação da criança com o livro. Educadores de Infância, nº 10.
Mata, L. (2008). A Descoberta da Escrita. Ministério da Educação DGIDC: Lisboa.
Mata, L. (2006). Literacia Familiar – Ambiente familiar e descoberta da linguagem escrita. Porto Editora: Porto.
Rigolet, S. A. N. (2006). Para uma aquisição precoce e optimizada da linguagem, Linhas de orientação para crianças até aos 6 anos. Porto Editora: Porto.
Sá, Cristina (org.) (2014). Transversalidade III: Das palavras à ação nos primeiros anos de escolaridade. CIDTFF-U.Aveiro.
Viana, F.L et alii, (org). (2014). Falar, Ler e Escrever: propostas integradoras para o JI. Santillana: Carnaxide.