Didática da História e Geografia de Portugal

Esta UC pretende preparar o/a futuro/a professor/a para a docência do Programa de HGP no 2.º CEB. A principal preocupação será proporcionar aos/às mestrandos/as uma sólida formação no que diz respeito aos fundamentos concetuais e didáticos da ação pedagógica, bem como promover as aprendizagens desenvolvendo hábitos e práticas de trabalho autónomo recorrendo a metodologias diversificadas.
Os conteúdos a lecionar deverão ser concretizados com recurso a aulas teórico-práticas e práticas, de forma a fomentar o debate e a pesquisa de temas sobre a planificação e a avaliação no processo de ensino e de aprendizagem.
A avaliação contínua/periódica tem em conta quer o desempenho individual dos/as alunos/as, nomeadamente, a sua assiduidade, motivação, participação e reflexão crítica (20%), quer a elaboração de documentos (40%) a serem apresentados e discutidos na aula (40%). A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).

Identificar os documentos oficiais que traçam as linhas gerais das Orientações da área da História da Geografia de Portugal; os documentos sobre o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória e as Aprendizagens Essenciais no 2.º CEB; Discutir cientifica e pedagogicamente o Programa de História e Geografia de Portugal do 2.º CEB.
Reconhecer a importância da necessidade de fundamentação das práticas educativas;
Demonstrar capacidade de planear e desenvolver as suas práticas, com crianças dos 10 aos 12, mobilizando conhecimentos e competências de História e Geografia, aplicando-os nas suas práticas educativas, através de metodologias que privilegiem aprendizagens que permitam aos/as alunos/as um papel ativo na construção dos seus próprios saberes.
Desempenhar adequadamente o papel de professor/a de História e de Geografia nestes níveis de Ensino/Educação.

O papel da História no ensino básico/educação básica (10 aos 12 anos)
A História e Geografia de Portugal na estrutura curricular do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Metodologias de Ensino da História:
Os fundamentos concetuais e didáticos da ação pedagógica
O conceito de Didática: os pressupostos teóricos de referência
Novos paradigmas de ensino e aprendizagem: o papel dos(as) alunos(as) e do professor(a)
A planificação e a avaliação no processo de ensino e de aprendizagem
Práticas de Ensino de História: atividades e materiais para o Ensino da História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Elaboração de Documentos - 40.0%
  • - Apresentação / Discussão Documentos - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Cooper, H. (2018). History 5-11. A guide for teachers. Routledge.
Cooper, H. (Ed.) (2017). Teaching History Creatively. Routledge.
Davies, I. (Ed.) (2017). Debates in History Teaching. 2nd Ed. Routledge
Domínguez Castillo, J. (2015). Pensamiento histórico y evaluación de competências. Editorial Graó.
Fernandes, D. (2008). Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Texto Editores.
Prats, J. (Coord.) (2019). Geografía e Historia. Investigación, innovación y buenas prácticas. 4ª reimpresión. Editorial Gráo
Roldão, M. C. (2009). Estratégias de ensino: o saber e o agir do professor. Fundação Manuel Leão.
Rüsen, J. (2012). Aprendizagem histórica. Fundamentos e paradigmas. W. A. Editores
Scoffham, S. (Ed.) (2013). Teaching Geography Creatively. Routledge
Seixas, P., Morton, T. (2012). The Big Six Historical Thinking Concepts. Nelson
Smith, N. (2010). The History Teacher’s Handbook. Continuum International Publishing Group.