Didática da Matemática

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas, teórico-práticas, procurarão despertar e fomentar a participação e reflexão dos alunos no desenvolvimento dos conceitos a abordar no programa e respetivo ensino, recorrendo, sempre que possível a situações problemáticas e a experimentações na sala de aula, fazendo uso de uma grande diversidade de materiais manipulativos, concretos e virtuais. Serão fornecidos aos alunos textos para leitura e reflexão, os quais poderão ser objeto de discussão e/ou apresentação na aula.
A avaliação nesta UC será realizada pelos alunos numa das duas modalidades:
a) Avaliação contínua: um teste, cotado de 0 a 7 valores (35%); um trabalho em pequeno grupo, cotado de 0 a 6 valores (30%); participação nas tarefas realizadas em aula, cotadas, na totalidade, de 0 a 5 valores (25%); reflexão individual, cotada de 0 a 2 valores (10%).
b) Avaliação por exame

Resultados de Aprendizagem

– Analisar as orientações curriculares da Matemática para a Educação Pré-Escolar e Ensino Básico (EB).
– Tomar conhecimento das diferentes perspetivas de teorias de ensino e de aprendizagem para a Educação em Matemática.
– Desenvolver conhecimentos didáticos da Matemática (aprender a ensinar Matemática).
– Compreender a aprendizagem dos seus futuros alunos.
– Analisar e conceber tarefas para as aulas de Matemática, do Pré-Escolar ao 2.º Ciclo EB.
– Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre as situações de ensino e de aprendizagem da matemática e sobre os erros matemáticos das crianças.

Programa

– O currículo da Matemática no Ensino Básico. Metas Curriculares. Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar.
– As teorias de ensino e de aprendizagem em Educação Matemática. Comunicação em Educação Matemática.
– A Resolução de Problemas e o “Problem Posing” em Matemática. O papel do contexto na avaliação de problemas em Matemática.
– O ensino/aprendizagem da Matemática – reflexão e aprofundamento de conceitos matemáticos como ponto de partida para o respetivo desenvolvimento didático. Diálogo entre teoria e a prática na Educação Matemática. Ênfase no desenvolvimento de:
. atividades pré-numéricas;
. número e operações; estimação; cálculo mental;
. Geometria e Medida;
. Álgebra;
. Organização e tratamento de dados.
– Interações na sala de aula – perspetivas teóricas de interação na aula de matemática; o trabalho em pequenos grupos; a linguagem da sala de aula.
– Avaliação para e das aprendizagens.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Reflexão individual - 10.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
  • - Frequência - 35.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– APM. Desenvolvendo o sentido do número: Perspectiva e exigência curricular. (Vol.I e Vol.II). APM.
– Canavarro, A. (coord.) (2021). Aprendizagens Essenciais. Direção Geral da Educação.
-GTI. (2005). O professor e o desenvolvimento curricular. APM.
– Ma, L. (2009). Saber e Ensinar Matemática Elementar. Gradiva.
– Martins, F. e outros (2017). Educação Pré-Escolar e Literacia Estatística – A criança como investigadora. Psicosoma.
– Martins, E. et al. (2007). Análise de Dados. DGIDC.
– Muñoz-Catalán, M. C., & Yáñez, J. C. (Eds.) (2018). Didáctica de las Matemáticas para maestros de Educación Infantil. Ediciones Paraninfo.
– National Research Council (2001). Adding It Up: Helping Children Learn Mathematics. The National Academies Press.
– NCTM (2014). Princípios para a Ação: assegurar a todos o sucesso em matemática. APM (tradução em 2017).
– Parker, T. H. & Baldridge, S. (2004). Elementary Mathematics for Teachers. Sefton-Ash Publishing.
-Silva, I., Marques, L., Mata, L., & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação.