Didática da Matemática II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão de carácter teórico-prático, procurarão despertar e fomentar a participação e a reflexão dos alunos no desenvolvimento e aprofundamento de conceitos e processos matemáticos. Poderá recorrer, sempre que oportuno a situações de ensino e de aprendizagem da matemática a ensinar, muitas vezes vindas da pesquisa em educação matemática.
Os métodos serão diversificados e envolverão entre outros: exposição; discussão e análise crítica; propostas de tarefas, trabalho colaborativo.
A avaliação respeitará o Regulamento Interno da Escola Superior de Educação, os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades:
a) A avaliação por frequência integrará as seguintes componentes:
– um teste, cotado de 0 a 7 valores;
– um trabalho em pequeno grupo, cotado de 0 a 6 valores;
– participação nas tarefas realizadas em aula, cotadas, na totalidade, de 0 a 5 valores;
– reflexão individual, cotada de 0 a 2 valores;
b) Avaliação por exame final

Resultados de Aprendizagem

– Conhecer processos de pensamento matemático e ideias matemáticas apropriadas à escola elementar; conexões com e na matemática;
– Desenvolver e estimular nas crianças processos de raciocínio matemático: desde “unitizing”; decompor e compor; relacionar e ordenar; procurar padrões, estruturas a organizar informação e processos de: iteração, generalização, etc.
– Refletir sobre situações ensino/ aprendizagem de matemática e erros matemáticos das crianças;
– Analisar, construir sequências de aprendizagem para crianças (9 – 12 anos de idade) em ideias centrais para a matemática, consistentes com as formas de pensar e de desenvolvimento da criança e, tendo em conta as Aprendizagens Essenciais de Matemática do 2º CEB;
– Desenvolver proficiência em ensinar matemática, ajudando futuros Professores do 2º ciclo EB a compreender a matemática a fomentar, como as crianças aprendem e como facilitar essa aprendizagem.

Programa

– Conhecimentos de conteúdo pedagógico e curriculares relativos aos tópicos seguintes que serão explorados: números racionais; geometria, sentido espacial e medição; padrões/pensamento algébrico; representação e análise de dados. Métodos de apresentação das principais ideias matemáticos. Metas Curriculares.
– Trajetórias de ensino-aprendizagem da matemática para o 2º ciclo do EB e para diferentes tópicos. Contextos para esse ensino-aprendizagem. Estudo e planificação de lições e de métodos apropriados para representar ideias matemáticas. Analisar, observar e refletir sobre o ensino da matemática.
As tarefas matemáticas, a resolução de problemas e estratégias para resolver problemas matemáticos. Os manuais escolares e os materiais manipulativos no ensino/aprendizagem da matemática.
A avaliação em matemática, seus diferentes fins e formatos. Avaliação e teorias de aprendizagem. Implementar avaliação formativa nas aulas de matemática.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Reflexão individual - 10.0%
  • - Frequência - 35.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Canavarro, A. (coord) (2021). Aprendizagens Essenciais. Direção Geral da Educação.
Galen, F. et all (2005). Fractions, Percentages, Decimals and Proportions. Sense Publishers.
GTI (Ed.) (2017). A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula. APM.
Hansen, A. (2008). Children´s errors in Mathematics. Learning Matters.
Hart, L., Alston, A. & Murat, A. (2011). Lesson study research and pratice in Mathematics Education. Springer.
Lamon, S. (2020).Teaching Fractions and Ratios for Understanding. Routledge
Lerman, S. & Davis, B. (2009). Mathematical Action & Structures of Noticing. Sense Publishers.
NCTM (2014). Princípios para a Ação: assegurar a todos o sucesso em matemática. APM (tradução em 2017).
Parker, T. H. & Baldridge, S. (2004). Elementary Mathematics for Teachers. Sefton-Ash Publising
Parker, T. H. & Baldridge, S. (2008). Elementary Geometry for Teachers. Sefton-Ash Publisinge