Didática do Estudo do Meio

Não se aplica

As aulas desta UC são lecionadas por um docente de Ciências Sociais e outro/a de Ciências da Natureza. Para além de se fomentar, de forma integrada, a análise, debate, pesquisa e reflexão de temas de Estudo do Meio, faz-se o acompanhamento, individual e em grupo, de projetos destinados a crianças dos 6 aos 10. A fim de possibilitar o conhecimento de projetos integrados, em contexto real, com recurso a dinâmicas inovadoras, promovem-se, ainda, seminários dinamizados por profissionais de educação.
A avaliação contínua/periódica tem em conta quer o desempenho individual dos/as alunos/as, nomeadamente, a sua assiduidade, motivação, participação e reflexão crítica (20%), quer a elaboração de documentos (40%) a serem apresentados e discutidos na aula (40%). A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).

Analisar o enquadramento curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico (Estudo do Meio) em Portugal, confrontando-os com os de outros países;
Aprofundar competências que promovam a construção integrada de saberes relativos às Ciências da Natureza e às Ciências Sociais;
Reconhecer a importância da necessidade de fundamentar as práticas educativas;
Conceber projetos na área do Estudo do Meio destinados a crianças dos 6 aos 10, mobilizando conhecimentos e competências de História, Geografia, Ciências Físicas e Naturais através de metodologias que privilegiem aprendizagens e permitam às crianças um papel ativo na construção dos seus saberes.

1. O currículo do 1.º CEB, a área do Estudo do Meio e os documentos de referência nacionais e internacionais.
2. A área do Estudo do Meio: i) localização no espaço e no tempo; ii) conhecimento do ambiente natural e social; iii) dinamismo das inter-relações natural-social.
3. O Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do Ensino Básico: articulação de saberes e práticas na área do Estudo do Meio.

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Elaboração de Documentos - 40.0%
  • - Apresentação / Discussão Documentos - 40.0%

Cooper, H. (2007). History 3-11. A guide for teachers. David Fulton.
Cooper, H. (2019). Didáctica de la historia en la Educación Infantil y Primária. 2ª Ed. Ediciones Morata
Cosme, A. (Coord.) (2020). Avaliação das Aprendizagens – Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora.
Diemer, A.; Marquat, C. (Dir.) (2016). Educação para o desenvolvimento sustentável. Desafios e controvérsias. Instituto Piaget
Domínguez Castillo, J. (2015). Pensamiento histórico y evaluación de competências. Editorial Graó.
Galvão. C. et al. (2006). Avaliação de competências em Ciências – Sugestões para professores dos Ensinos Básico e Secundário. Asa Editores.
Pozuelos Estrada, F. (2007). Trabajo por Proyectos en el aula: Descrípcíon, investigación y experíencias.Publicacions del M.C.E.P.
Roldão, M. C. (2009). Estratégias de Ensino. O Saber e o Agir do Professor. Fundação Manuel Leão.
Scoffham, S. (Ed.) (2013). Teaching Geography Creatively. Routledge