Didática do Português

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio do Português – Nível C3

Métodos de Ensino

De acordo com o Artº 32 do Regulamento Académico do 2º Ciclo de Estudos do Instituto Politécnico de Coimbra, esta unidade unidade curricular, pela natureza das competências definidas, os alunos podem optar pela modalidade de avaliação contínua, de acordo com os seguintes critérios e procedimentos:
Avaliação contínua, realizada através da apresentação de trabalhos teórico-práticos, em contexto de aula.
Realização de 4 trabalhos sobre os domínios do Programa (2015).
Trabalho 1 – 25.0%
Trabalho 2 – 25.0%
Trabalho 3 – 25.0%
Trabalho 4 – 25.0%
No caso de o aluno pretender apresentar-se a exame, deverá cumprir duas condições específicas: a) a 1ª ser submetido a uma comprovação teórica dos conteúdos lecionados ao longo do semestre e
b) a 2ª, elaborar uma planificação de uma tarefa prática a partir de um texto e/ou de um projeto de trabalho incluído no enunciado da prova.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender as ligações e transposições de saberes didáticos;
2. Contactar com perspetivas práticas em torno deste dois conceitos-chave;
3. Reconhecer as etapas do início formal da aprendizagem da leitura;
4. Distinguir a importância dos processos de decifração da leitura;
5. Aplicar os procedimentos respeitantes à compreensão de textos de diferente tipologia;
6. Desenvolver estratégias de ensino capazes de motivar e consolidar o ensino da escrita e a sua promoção em contexto letivo e extraletivo;
7. Integrar conhecimentos respeitantes ao ensino da compreensão de textos;
8. Reconhecer os papéis das atividades de leitura e da escrita nos dois primeiros ciclos do Ensino Básico;
9. Identificar as interligações teóricas entre os domínios da leitura e da escrita;
10. Compreender a junção de diferentes competências no processo de ensino da escrita;
11. Renovar os modos de consolidação da escrita a longo termo;
12. Experimentar novos procedimentos de ensino.

Programa

Parte I
1. O Programa de Português do Ensino Básico: objetivos, conteúdos, descritores, estratégias, atividades, materiais
2. As metas de aprendizagem e as competências essenciais: um diálogo
3. Ensinar a ler no 1º CEB: atividades didáticas para o ensino da leitura
4. Contextos, estratégias e atividades facilitadoras da leitura
5. A compreensão da leitura: atividades didáticas
6. Didática dos géneros textuais: sugestões práticas
Parte II
1. Ensinar a produção textual no 1º CEB: sugestões práticas
2. Práticas de integração das atividades
3. Ampliação das competências gráfica, ortográfica e compositiva: atividades didáticas
4. TIC, Media e aprendizagem da leitura e da escrita: cruzamentos e sugestões didáticas

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - 4 Trabalhos Práticos (25%+25%+25%+25%) - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Adams, M.J., B.R. Foorman, I. Lundberg & T. Beeler (2006). Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artmed.
Andrade, Ana Isabel Andrade et alii, (orgs.) (2014). A Diversidade Linguística nos Discursos e nas Práticas de Educação e Formação. Universidade de Aveiro.
Barbeiro, L. (2007a). Episódios ortográficos na escrita colaborativa. Actas do XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (pp. 111-125). Lisboa: A.P.L.
Barbeiro, L. (2007b). Aprendizagem da ortografia: Princípios, dificuldades e problemas. Porto: Edições Asa.
Beacco J.-C., (2010). La Didactique de la Grammaire dans l’Enseignement du Français et des Langues, Paris, Didier.
Casanova, Isabel, (2009). Dicionário Terminológico – Compreender a TLEBS, Lisboa, Plátano Editora.
Duarte, Inês, (2008). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística, Lisboa, DGIDC.