Didática do Português

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O trabalho pedagógico será orientado numa perspetiva capaz de permitir aos alunos múltiplas incidências práticas, através do isomorfismo, observação de modelos e de técnicas de ensino.
Trabalho colaborativo e cooperativo, através de estratégias de diferenciação pedagógica, aula invertida, com comunicação à turma, incidindo na pesquisa, de temas, planificação de conteúdos com propostas de materiais e estratégias a utilizar.
Exposição dos temas e conceitos com esclarecimento simultâneo de dúvidas durante a abordagem teórico-prática dos vários conteúdos programáticos.

Resultados de Aprendizagem

1.Identificar os principais vetores de investigação no âmbito do ensino da leitura e da escrita;
2. Compreender as relações entre saberes teóricos e a sua transposição didática;
3. Reconhecer as etapas do início formal da aprendizagem da leitura;
4. Distinguir a importância dos processos de decifração da leitura;
5. Compreender a interdependência entre os domínios da leitura e da escrita;
6. Relacionar o contributo dos diferentes domínios (oralidade, gramática, educação literária) no processo de ensino da leitura e da escrita;
7. Conhecer os procedimentos relativos à compreensão de textos de diferentes géneros literários ou paraliterários;
8. Desenvolver estratégias de ensino capazes de motivar e consolidar o ensino da leitura e da escrita em contexto letivo e extralectivo;
9. Enquadrar, teoricamente, as novas perspetivas de ensino da leitura e da escrita face aos documentos em vigor: A.E; perfil do aluno; decreto-Lei 54 de julho 2018; estratégia Nacional. Ed. Cidadania.

Programa

1. Âmbito e objeto da Didática do Português Língua Materna: conceitos-chave;
1.2 Documentos reguladores: OCEPE, Programa e Metas Curriculares do Português do Ensino Básico, Aprendizagens Essenciais, Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória;
2. Didática da oralidade;
2.1 Desenvolvimento da oralidade: contextos, atividades e materiais;
3. Didática da leitura e da escrita;
3.1 Literacia(s) emergente(s);
3.2 O ensino-aprendizagem da leitura: início formal, consciência fonológica e decifração;
3.3 O ensino-aprendizagem da escrita: competência gráfica, ortográfica e compositiva;
3.3.1 Funções e etapas de desenvolvimento da escrita;
4. Domínio de regras e processos gramaticais a nível do conhecimento lexical, sintático, pragmático e discursivo no Ensino Básico;
5. Educação literária;
5.1 Leitura e animação da leitura, papel crucial no ensino/ aprendizagem; 5.2 Transversalidade da leitura na construção do saber, dos valores e atitudes;
5.3 Literacia(s) e identidade leitora.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Frequência - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ballester, J. (2015). La formación lectora y literaria. Barcelona: Editorial Graó, de IRIF, S.L.
Barbeiro, L. F.,Pereira, L. A. (2007). O ensino da escrita: a dimensão textual. Lisboa: Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC).
Duarte, I. (2008).O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (DGIDC).
Mata, L. (2008). A descoberta da escrita: textos de apoio para educadores de infância. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação.
Ramos, M. H. (2017). Das conceções linguísticas de leitura e escrita à fluência e compreensão leitora no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Um estudo no Agrupamento de Escolas de Paião. (tese de doutoramento não publicada). Évora: Universidade de Évora
Ramos, M. H. Santos; Custód
Sim-Sim, I. (2007). O ensino da leitura: A compreensão de textos. Lisboa: Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (DGIDC).