Didática e Comunicação para a Sustentabilidade

Conhecimento dos princípios orientadores do Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diversas tipologias de métodos apropriados a cada tipo de conteúdo:

-Aulas teórico-práticas, participadas pelos estudantes, que visam a revisão de conceitos;

-Seminário para promover o debate dos referidos conceitos e perspetivas;

-Análise crítica de casos relacionados com os assuntos abordados nas aulas;

-Elaboração de trabalhos de projeto sob orientação;

-Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo.

Como resultado do processo de ensino-aprendizagem, o estudante:

1. Desenvolve competências de análise crítica e síntese sobre temas relacionados com o desenvolvimento sustentável;

2. Desenvolve uma atitude reflexiva, esclarecida e pragmática perante instituições, textos e realidades pertinentes no âmbito da cultura científica;

3. Aperfeiçoa competências de comunicação oral e escrita em contexto académico e profissional;

4. Adquire capacidade de produção de materiais, conteúdos e eventos comunicacionais no âmbito da educação para a sustentabilidade;

5. Compreende a utilização das redes sociais como ferramenta educacional e de comunicação no âmbito do desenvolvimento sustentável e prepara conteúdos didáticos para uso em redes sociais.

1. Clarificação dos conceitos de “ambiente”, “desenvolvimento sustentável” e “conservação”;

– Evolução e mudanças de paradigma;

– Tipologias textuais pertinentes para a área de estudo:

– Artigo científico e textos de divulgação científica: potencial e limitações.

2. Ciência moderna e cultura científica:

– A educação para a sustentabilidade nos sistemas de educação formal e não-formal – diferentes agentes;

– Instrumentos de intervenção: Agenda 2030, Carta da Terra e outros;

– Exemplos de boas práticas no caso português.

3. Estruturação de relatórios; artigo científico e apresentações orais em congressos.

4. Elaboração de projetos de educação para a sustentabilidade para públicos diversos em diferentes vias de mediação.

5. A utilização das redes sociais como instrumento educativo. Preparação de materiais para as redes sociais relacionadas com o desenvolvimento sustentável.

Bibliografia de base:

Agência Portuguesa do Ambiente. Educação Ambiental para a Sustentabilidade. https://apambiente.pt/apa/educacao-ambiental

Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em https://ods.imvf.org/wp-content/uploads/2018/12/Recursos-ods-objetivos-aprendizagem.pdf

Huckle, J. & Wals, A. (2015). The UN Decade of Education for Sustainable Development: business as usual in the end. Environmental Education Research, 21, 3, 491-505.

Jickling, B. & Wals, A. (2012). Debating Education for Sustainable Development 20 Years after Rio. A conversation between Bob Jickling and Arjen Wals. ESD in Higher Education, the Professions and at Home. Los Angeles: Sage Publications, 6 (1), 49-57

Little, A. & Green, A. (2009). Successful globalization, education and sustainable development. International Journal of Educational Development, 29, 166-174.

O’Flaherty, J. & Liddy, M. (2017). The impact of development education and education for sustainable development interventions: a synthesis of the research. Environmental Education Research, 2018 24, 07, 1031–1049.

UNESCO (2016). Asia-Pacific Education Research Institutes Network (ERI-NET) ERI-Net’s Framework on transversal Competencies. In Crae, E.; Luo, R. Assessment of Transversal Competencies: Policy and Practice in the Asia-Pacific Region. UNESCO and UNESCO Bangkok Office, pp.11.

Bibliografia complementar:

Vários estudos de caso (artigos ou projetos) relacionados com a comunicação para a sustentabilidade, que a docente distribuirá em cada semestre letivo, tendo em conta os mais recentes e interessantes casos transversais aos vários setores da sociedade.