Dilemas e Desafios na Regulação dos Media

Não se aplica

A primeira parte da aula é tendencialmente mais expositiva mas os estudantes serão chamados a participar de forma activa no estudo dos principais autores propostos, tornando esta disciplina teórico-prática.
O processo de avaliação de conhecimentos constará de:

1. Um teste de avaliação
    II. Trabalhos Práticos, a serem apresentados na aula e por escrito, a partir de temas propostos

a)     Aprofundar a importância da autonomia e responsabilidade profissional dos jornalistas e apreender a dimensão de novos perfis na produção de informação contemporânea
b) Conhecer as principais instituições mediáticas e suas modalidades de organização e funcionamento;
c) Desenvolver a capacidade de análise crítica sobre o exercício do jornalismo e a função dos media no século XXI
d) Analisar o alto consumo dos produtos mediáticos em novas plataformas de difusão de informação e a importância da Internet
e) Estudar e compreender as diversas dimensões dos códigos de auto-regulação dos profissionais e os desafios aos dispositivos de regulação externa para os media enquanto garantia da credibilidade na indústria dos conteúdos.

I. Instrumentos e Mecanismos de Auto-Regulação Profissional

‘Back to Basis’: A actividade jornalística e o “contrato social”
Os Perfis Profissionais dos Novos Media
Dilemas e Desafios da Informação no Sec. XXI

II. A Regulação Externa

O Problema da propriedade dos media
A inovação tecno-económica
Legislação dos Media: tendências de regulação nacional e internacional
Dilemas e Desafios de regulação nos Novos Media

Aval. Contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - trabalhos práticos - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

DEUZE, Mark (2007), Media Work in a Digital Age, Cambridge, Polity Press.
Garcia, José Luís (org.) (2009), Estudos sobre os Jornalistas Portugueses. Metamorfoses e Encruzilhadas no Limiar do século XXI, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais.
Graça, Sara Meireles (2007), Os Jornalistas Portugueses: dos Problemas da Inserção aos Novos Dilemas Profissionais, Minerva Coimbra.
Fidalgo, Joaquim (2009), O Lugar da Ética e da Auto-Regulação na Identidade Profissional dos Jornalistas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
McKercher, Catherine e Vincent Mosco (2007), Knowledge Workers in the Information Society, Plymouth, Lexington Books.
Rebelo, José (org.) [2011], Perfil Sociológico do Jornalista Português, Lisboa, Gradiva/Fundação Calouste Gulbenkian, no prelo.
McManus John (1994), Market-Driven Journalism. Let the Citizen Beware, Thousand Oaks, Sage.
ZELIZER, Barbie (2004),Taking Journalism Seriously. News and the Academy, London, Sage.