Disponibilidade e Desempenho

Conhecimentos de Base Recomendados

. Conhecimentos adquiridos nas seguintes unidades curriculares: Introdução às Redes de Comunicação, Protocolos de Encaminhamento, Serviços de Redes 1

Métodos de Ensino

Componente teórica: apresentação e discussão participada dos temas abordados com exposição final justificada dos aspetos relevantes das respostas tecnológicas atuais. Parte dos conteúdos é integrada em workshops preparados e apresentados pelos alunos. No presente ano letivo serão abordados os seguintes temas: Application layer switching, Anycast, Cloud Computing, Linux HA.
Componente prática: configuração de terminais e demais equipamento ativo de rede com vista à resolução de desafios práticos no âmbito dos temas abordados.
Exame: Valoração: 60%/80% (12/16 valores);
Workshop: Valoração: 40%/20 % (8/4 valores); Preparação e apresentação em grupo de um workshop versando a introdução e o respetivo contacto experimental com uma tecnologia específica.
A primeira valoração aplica-se quando o discente apresenta o seu workshop durante a parte letiva do semestre. A segunda aplica-se quando tal não suceder. A obtenção de pelo menos 35% em cada componente da avaliação é obrigatória.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se com esta unidade curricuIar abordar, ao nível teórico e IaboratoriaI, as principais tecnoIogias existentes destinadas a meIhorar os níveis de desempenho e de disponibiIidade de sistemas de informação e comunicação, ao níveI do processamento, da comunicação e dos sistemas de armazenamento de dados, nomeadamente através da definição de níveis de quaIidade de serviço mínimos, de técnicas de redundância, de baIanceamento de carga e de backup.

Programa

1.   Teoria da disponibiIidade
2.   Redundância de encaminhamento em terminais; 3.Agregação de Iigações;
4.   BaIanceamento de carga;
5.   Introdução à QuaIidade de Serviço (QoS) 6.ModeIo “Serviços Diferenciados” (DiffServ)
7.   Ferramentas de cIassificação e marcação de tráfego
8.   Ferramentas de poIiciamento e formatação de tráfego
9.   Ferramentas de gestão e prevenção de congestão de tráfego
10.   Optimizações de QoS específicas de interfaces ponto-a-ponto
11.   ModeIo “Serviço Integrados ” (IntServ)
12.   Ferramentas de controIo de admissão 13.QuaIidade de serviço em LANs

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO