Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio e Relatório

Ter cumprido os requisitos minimos para apresentar a dissertação

O trabalho a realizar nesta Unidade Curricular pressupõe a realização de um trabalho individual “hand-on”, da que resulte uma tese/dissertação/relatório com um nível de inovação elevado e reflita a aquisição de competências descritas no DL74/2006.No final do semestre, o aluno deve submeter uma tese/dissertação/relatório tendo como base o trabalho realizado. A avaliação do trabalho será realizada por um júri obrigatoriamente constituído por três pessoas que, salvo em casos especiais, serão o orientador, um elemento da Comissão de Coordenação do Mestrado e um arguente externo ao processo de orientação. No caso de um estágio fora da ESAC, o orientador na instituição que acolheu o aluno pode participar no júri, ainda que sem direito a voto. O aluno deverá apresentar resumidamente o trabalho, com a duração máxima de 20 minutos. A esta apresentação seguir-se-á um período de até 40 minutos em que o júri questionará o aluno sobre o tema do trabalho.

Permitir que os alunos apliquem e integrem os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas concretos relacionados com o desenvolvimento sustentável, nos meios/fileiras produtivas/instituições que escolherem para desenvolver preferencialmente a sua atividade.

O programa de Dissertações/Trabalhos de Projeto/Estágio e Relatório envolve todos os anos um processo de identificação de temas e eventualmente encontrar empresas ou outras instituições onde desenvolver um estágio.- Definição do tema e objectivo das Dissertações/Trabalhos de Projeto/Estágio e Relatório, elaborado em conjunto pelo(s) orientador(es) e cada um dos respetivos alunos.- Acompanhamento das Dissertações/Trabalhos de Projeto/Estágio e Relatório, através da realização de reuniões de supervisão, tendo sempre presentes o aluno e o(s) orientador(es).
– Elaboração de uma dissertação/tese/relatório de estágio por parte do aluno.

Prova pública
  • - Exame - 100.0%

SIM

A definir caso a caso pelo(s) orientador(es).