Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio (Trabalho de Projeto)

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Durante o trabalho de projeto, os estudantes deverão executar e avaliar de forma flexível projetos de intervenção nas áreas de Educação de Adultos e Desenvolvimento Local de acordo com as especificidades dos respectivos contextos do projeto, em sistema de tutoria dupla (por um tutor da instituição de acolhimento da instituição que recebe o estagiário e supervisionado por um docente da ESEC), que monitoriza e apoia o estudante na concretização do seu projecto de modo a concretizar os objectivos de aprendizagem definidos.

Resultados de Aprendizagem

1. Mobilizar os conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos, que permitam a construção de problemas e soluções pertinentes e inovadores nos domínios da Educação de Adultos e Desenvolvimento Local.
2. Conceber, planear e desenvolver um trabalho rigoroso e cientificamente fundamentado, sob a forma de projeto de intervenção.

Programa

1. Elaboração de um projeto de intervenção;
2. Desenvolvimento de um projeto de intervenção;
3. Produção de um relatório do projeto de intervenção.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Aval. Contínua e Prova Pública
  • - relatório final e preparação e execução do projeto - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Bryman, A. (2012). Social research methods. New York: Oxford University Press.
– Creswell, J. (2008). Educational research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative
research. New Jersey: Pearson
– Pocinho, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Coimbra:
Lidel.
– Quivy, R. & Campenhoudt, L., (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
– Roberts, K. (2001). Leisure in Contemporary Society. Wallingford: CABI Publishing.
– Silva, A., & Pinto, J. (Org.) (2005). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento.
– Sivan, A., & Stebbins, R. (Eds.). (2014). Leisure Education: A Cross-National View. London: Routledge.

– Sousa, M., & Baptista, C. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios segundo Bolonha.

Lisboa: Pactor.