Dosimetria e Proteção das Radiações

Conhecimentos de Física e de Matemática ao nível do ensino secundário.

As metodologias utilizadas nas aulas teóricas são: a exposição teórica de cada conteúdo, contendo uma breve revisão histórica e bastantes exemplos de aplicação; o apelo à participação dos alunos nas aulas, expondo as suas sugestões e dúvidas, discutindo os assuntos com os colegas e com a docente e o incentivo à análise crítica e discussão de resultados de exemplos e de problemas.

Os alunos farão trabalhos de grupo (2 elementos) sobre temas do programa, que apresentarão à turma, com a respetiva análise e discussão entre pares e moderação da docente.

O objetivo fundamental da Unidade Curricular de “Dosimetria e Proteção das Radiações” é providenciar os conhecimentos teóricos e práticos fundamentais no âmbito das radiações ionizantes e não ionizantes: sua natureza, descrição e quantificação; sua origem física e tecnológica; sua absorção nos diferentes meios e isolamento; seus efeitos biológicos; e seus limites operacionais, públicos e ambientais.

Os alunos adquirirão competências de:

– Familiarização e compreensão dos conceitos científicos intrínsecos às radiações tanto eletromagnéticas como de partículas;

– Tomar decisões no âmbito da radioprotecção, de acordo com a legislação e diretivas nacionais e internacionais vigentes;

– Autonomia para atualizar o conhecimento científico no âmbito dos efeitos das radiações sobre o corpo humano, através da análise crítica de publicações da especialidade.

1. Conceitos fundamentais de Física Atómica e Nuclear: elementos constituintes do núcleo atómico, número atómico e número de massa, estabilidade nuclear e radioatividade, perspetiva histórica da radioatividade, lei do decaimento radioativo, atividade e tempo de meia-vida, tipos de decaimentos radioativos mais comuns: alfa, beta, gama.

2. Fontes radioativas: radiação ionizante e não ionizante, radioatividade natural, radioatividade artificial.

3. Interação da radiação com a matéria: fotões, partículas neutras, partículas carregadas.

4. Dosimetria. Unidades de medida em dosimetria da radiação: exposição, dose absorvida, fator de qualidade, efeito biológico da dose absorvida.

5. Instrumentação para a medida das radiações e dosimetria: detetores gasosos, detetores de cintilação, detetores de estado sólido, dosímetros individuais.

6. Radioprotecção: operacional, pública.

KNOLL, Glenn F. (2010). Radiation detection and measurement (4th ed). Hoboken, NJ : John Wiley & Sons
12-1-37 (ISEC) – 17072

WEHE, David K. (2012). Radiation detection and measurement : student solutions manual (4th ed). Hoboken, NJ : John Wiley & Sons
12-1-38 (ISEC) – 17073

STABIN, Michael G. (2010). Radiation protection and dosimetry : an introduction to health physics. New York : Springer

12-1-48 (ISEC) – 19008

MARTIN, Colin J., SUTTON, David G. (2006). Practical radiation protection in healthcare (Reimp). Oxford : Oxford University Press
12-1-36 (ISEC) – 17071

Apontamentos disponibilizados pela docente.