Dosimetria e Proteção das Radiações

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino: método expositivo (teóricas), resolução de casos práticos (práticas laboratoriais), resolução de trabalhos de casa (TPC) com entrega obrigatória para avaliação, visita a um centro de geração de radioisótopos para medicina nuclear (www.uc.pt/icnas), e verificação experimental de conceitos apreendidos através da realização de trabalhos de laboratório (Laboratórios de Física, e de Física Nuclear do ISEC).

Resultados de Aprendizagem

Providenciar os conhecimentos teóricos e práticos inerentes à física médica e engenharia biomédica no âmbito das radiações ionizantes e não ionizantes: (1) sua natureza, descrição e quantificação; (2) sua origem física e tecnológica; (3) seus efeitos biológicos e fisiológicos imediatos, ou de curto, médio e longo prazo (científica e legalmente estabelecidos, ou em estudo); e (4) seus limites operacionais, públicos e ambientais.
Competências a desenvolver: (1) familiarização e compreensão dos conceitos científicos intrínsecos às radiações tanto electromagnéticas como de partículas; (2) poder de cálculo e consequente (3) capacidade para tomar decisões no âmbito da radioprotecção, apoiadas tanto cientificamente como de acordo com a legislação.
e directivas nacionais e internacionais vigentes; e (4) autonomia para actualizar o conhecimento científico no
âmbito dos efeitos das radiações sobre o corpo humano, através da análise crítica de publicações na
especialidade.

Programa

Conceitos de física atómica e nuclear.
Fontes naturais e artificiais de radiação ionizante e não ionizante.
Interacção da radiação (electromagnética ionizante e não ionizante, e de partículas) com a matéria. Efeitos biológicos da radiação.
Métodos e instrumentação para detecção, medida e dosimetria.
Aspectos legais e regulatórios em radioprotecção para: campos estáticos, redes de transmissão, ondas rádio, radiação infravermelha, visível e ultravioleta, raios X e gama, e partículas.
Radioprotecção operacional, e radioprotecção pública e ambiental. Utilização e transporte de fontes radioactivas seladas e não seladas na indústria, em estações nucleares, em laboratórios e centros de investigação, e em instalações médicas.
Gestão de lixo radioactivo e desactivação de instalações.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO