Dramaturgia Contemporânea

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino :
– exposição e discussão dos conteúdos programáticos;
– exemplificação dos conteúdos expostos através da análise de textos previamente escolhidos.
– experiências de trabalho dramatúrgico sobre formas breves da dramaturgia contemporânea.
Avaliação exclusivamente contínua (Art. 13.5 do Regul. Acad. do 1º Ciclo de Estudos da ESEC)
Participação obrigatória nas aulas (Art. 2.2 do Regulamento Acad. do 1º Ciclo de Estudos da ESEC)
O sistema de avaliação deverá ser exclusivamente contínuo.
Critérios:
– trabalhos escritos individuais – 80%.
– participação ativa e estimulante nos trabalhos desenvolvidos na aula – 20%
Condições específicas de acesso a exame (Art. 13.8 do Reg. Académico do 1ºciclo da ESEC)
– Presença em 50% das aulas previstas
– 8 valores na avaliação de frequência

Resultados de Aprendizagem

O aluno deverá ser capaz de:
– identificar as principais linhas de força das dramaturgias contemporâneas que escapam ao modelo do drama absoluto e primário identificado por Peter Szondi.
– reconhecer os principais processos de desdramatização a que a escrita teatral tem estado sujeita ao longo dos séculos XX e XXI.
– desenvolver uma particular sensibilidade às tentativas de reinvenção do drama levadas a cabo pelos dramaturgos contemporâneos mais marcantes.

Programa

1. Naturalismo e Simbolismo: uma encruzilhada.
2. A crise do drama.
2.1. O «drama absoluto», segundo Peter Szondi.
2.2. Entre o dramático e o épico.
3. O advento da encenação e a crise da forma dramática.
4. A reinvenção do drama, segundo Jean-Pierre Sarrazac.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ARISTÓTELES, Poética. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2003.
DANAN, Joseph, O que é a dramaturgia?. Évora: Licorne, 2010.
LEHMANN, Hans-Thies, Teatro pós-dramático. Lisboa: Orfeu negro, 2017
RYNGAERT, Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SARRAZAC, Jean-Pierre
2006 O futuro do drama. Porto: Campo das letras
2009 A Invenção da Teatralidade. Porto: Deriva Ed.
2011 O outro diálogo; elementos para uma poética do drama moderno e contemporâneo. Évora: Licorne
2017 Poética do Drama Moderno de Ibsen a Koltès. São Paulo: Perspectiva .
SZONDI, Peter, Teoria do Drama Moderno. São Paulo : Cosac & Naify Edições, 2001.
UBERSFELD, Anne, Os termos-chave da análise textual. Évora: Licorne, 2010.