E-Marketing e Comércio Eletrónico

Conhecimentos de Base Recomendados

Princípios de Marketing

Métodos de Ensino

 

Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino:

a) Métodos verbais, com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;

b) Métodos intuitivos, com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;

c) Métodos ativos, com utilização de trabalhos em grupo e estudo de casos.

Resultados de Aprendizagem

a) Compreender os principais conceitos relacionados com a dimensão estratégica e operacional do marketing online.

b) Compreender a importância atual e o potencial de crescimento do comércio eletrónico.

c) Conhecer as diferentes modalidades de comércio eletrónico.

d) Compreender os diferentes modelos de negócio eletrónicos.

e) Compreender as particularidades da pesquisa de marketing online.

f) Compreender as especificidades do comportamento do consumidor online.

g) Entender o processo de definição da estratégia de marketing online.

h) Entender a adaptação das variáveis do marketing-mix no contexto online.

i) Compreender as ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente online.

j) Saber aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas e na análise de estudos de caso específicos da área do marketing online.

k) Elaborar um plano de e-marketing.

l) Implementar e gerir um website de suporte a um modelo de negócio eletrónico.

Programa

Parte I. Introdução ao e-marketing

1. Noções fundamentais de e-marketing

2. Evolução do e-marketing 1.0 para o 4.0

3. Modelos e estratégias de negócio eletrónico

 

Parte II. Diagnóstico e estratégias de e-marketing

4. Pesquisa de marketing online

5. Comportamento do consumidor online

6. Estratégias de segmentação, targeting, diferenciação e posicionamento online

7. B-Marketing

 

Parte III. Eixos de e-marketing

8. Gestão de produtos, serviços e marcas online

9. Gestão de preços, pagamentos e moedas digitais

10. A Internet como canal de distribuição: o comércio eletrónico

11. Publicidade e comunicação online

12. SEM, SEA, SEO

13. E-CRM e marketing de base de dados

 

Parte IV. Planeamento e implementação de e-marketing

14. Especificidades do plano de e-marketing

15. Multiplataformas para o negócio eletrónico

16. Campanhas de promoção: orçamentação e gestão

17. Métricas de avaliação

 

Parte V. Tendências

18. Impressão 3D

19. Blockchain

20. AI, IOT, AIOT

21. Fragmentação de audiências

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação final
  • - Prova escrita individual - 100.0%
Avaliação periódica
  • - 2.ª prova escrita individual - 30.0%
  • - Trabalho de grupo - 40.0%
  • - 1.ª prova escrita individual - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (7th ed.). Pearson.

Chaffey, D., & Smith, PR (2017). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing (5th ed.). Routledge.

Faustino, P. (2019) Marketing Digital na Prática: Como criar do zero uma estratégia de marketing digital para promover negócios ou produtos, Marcador.

Kingsnorth, S. (2016). Digital Marketing Strategy: An Integrated Approach to Online Marketing. Kogan Page.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Actual Editora.

Strauss, J. & Frost, R. (2016). e-Marketing (7th ed.).  Routledge.