Economia de Empresa

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia utilizada combinará uma componente de exposição e discussão dos conteúdos teóricos e uma componente de análise e resolução prática de problemas, exercícios e casos práticos.

 

 

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se com a unidade curricular Economia de Empresa que os alunos desenvolvam uma perspectiva geral da realidade económica enquanto contexto envolvente das organizações, nomeadamente, dos principais problemas de organização económica e da forma como estes afetam o quotidiano das empresas, bem como a capacidade de interpretar as principais forças que regem o funcionamento dos mercados e as suas implicações ao nível do comportamento das organizações e da resolução desses mesmos problemas.

Programa

1. Introdução à economia da empresa

1.1 Lei da escassez , eficiência versus desemprego

1.2 A Economia e a decisão empresarial

1.3 Fatores produtivos, produtos, mercados e agentes económicos

1.4 Noção de fronteira de possibilidades de produção

 

2. Modelo da Procura e da Oferta

2.1 Curvas da procura e da oferta

2.2 Quantidades e preços de equilíbrio

2.3 Determinantes da oferta e da procura

2.4Deslocações e movimentos ao longo das curvas

2.5 Elasticidade da procura e da oferta no curto e longo prazo

 

3. Mercado, Estado e Empresas

3.1 Mercado concorrencial, monopólio e oligopólio

3.2 Economias Mistas

3.3 Externalidades da atividade empresarial

3.4 Falhas de mercado e intervenção do Estado na Economia

3.5 Fatores de desequilíbrio de mercado

 

4. Decisões da Oferta Empresarial

4.1 Análise de custos

4.2 Função de Produção

4.3 Escala de produção, custos e produtividade marginal

4.4 Decisões sobre preços e escala de produção e maximização do lucro

4.5 Breakeven point

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

FRANK, Robert H. (2013) Microeconomia e Comportamento (8ª edição) Mcgraw-Hill Education

MATA, José (2007) Economia de Empresa (4ª edição) Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

NEVES, João César (2014) O que é a Economia? (3 ª edição) Parede:  Principia

SAMUELSON, P. e NORDHAUS, W. (2005) Economia (18º edição) Lisboa: McGraw-Hill