Economia do Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia utilizada será a exposição teórica/prática, com recurso aos meios materiais existentes (quadro, retroprojetor, etc.,), suportada com textos teóricos e casos práticos a resolver nas aulas. Os alunos deverão escolher uma das seguintes modalidades de avaliação:

A) – Avaliação periódica com a realização de duas frequências, com um peso de 50% cada
B) – Exame final 100%

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se com a unidade curricular Economia do Turismo que os alunos desenvolvam uma perspetiva geral da realidade económica enquanto contexto envolvente das organizações, nomeadamente, dos principais problemas de organização económica e da forma como estes afetam o quotidiano das empresas turísticas, bem como a capacidade de interpretar as principais forças que regem o funcionamento dos mercados e as suas implicações ao nível do comportamento das organizações e da resolução desses mesmos problemas.

Programa

Introdução
O âmbito da Economia do Turismo
O turismo como fenómeno económico-social
As questões conceptuais
A história económica do turismo
As externalidades na atividade turística
A medida em turismo: dificuldades, metodologia e indicadores
A análise microeconómica do Turismo
A economia da procura turística
A elasticidade da procura turística
A oferta turística: noção, características e classificação
A elasticidade da oferta turística
O equilíbrio no mercado turístico
O produto turístico
A análise macroeconómica do turismo
O efeito económico do turismo
A identificação das atividades turísticas
O enquadramento do turismo na atividade económica
A integração do turismo na política económica global
A classificação económica do turismo
Os efeitos sobre a estratégia de desenvolvimento
Os efeitos sobre o emprego
Os efeitos sobre a balança de pagamentos
A conta satélite do turismo

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Frequência - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Barbot, Cristina e outros – Microeconomia – Mcgraw-Hill;
Brealey, Richard A. e outro – Princípios de Finanças Empresariais – Mcgraw-Hill;
Cunha, Licínio – Economia Política do Turismo (3.ª edição) – Lidel;
Dunnett, Andrew – Para compreender a Economia – Fundação Calouste Gulbenkian;
Frank, Robert H. – Microeconomia e Comportamento – Mcgraw-Hill;
Lisboa, João e outros – Introdução à Gestão de Organizações – Vida Económica;
Matias, Álvaro Matias – Economia do Turismo, Teoria e Prática – Instituto Piaget;
Neves, João César das Neves – Dois Milhões de Anos de Economia – Universidade Católica Editora;
Neves, João César das Neves – Princípios de Economia Política – Editorial Verbo;
Neves, João César das Neves – O que é a Economia? – Principia, Publicações Universitárias e Científicas;
Pele, Martin – Como se fixam os preços na empresa – Editora Rés