Economia e Gestão

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas, exercícios práticos (com orientação) e realização de trabalhos.

 Para um melhor aproveitamento os alunos devem frequentar e participar nas aulas.

 Para um estudo adequado da matéria deverão não só utilizar os apontamentos recolhidos nas aulas, mas também consultar e estudar todos os materiais disponibilizados pelos docentes e a bibliografia recomendada.

Resultados de Aprendizagem

1) Objetivos: 

– Destinando-se esta UC a futuros engenheiros, o principal objetivo é que os alunos possam adquirir competências elementares, práticas e fundamentais sobre a ciência económica e sobre Gestão, o que lhes deverá permitir:

– Desenvolver conhecimentos gerais na área da ciência económica mediante a compreensão dos seus princípios fundamentais;

– Analisar e refletir sobre as informações macroeconómicas e respetivos impactos nas empresas e nas famílias;

– Aplicar os conceitos teóricos da Economia ao mundo real criando a capacidade de refletir acerca de problemas reais;

– Ter a capacidade para resolver problemas concretos, não só enquanto consumidores, mas como produtores/vendedores;

– Participar em debates em torno da Ciência Económica conseguindo sustentar e fundamentar as suas próprias posições;

– Conhecer a realidade das economias portuguesa e mundial através da análise a um conjunto de indicadores;

– Desenvolver conhecimentos e capacidades de compreensão na área da Gestão, compreendendo as várias áreas funcionais existentes numa empresa;

– Analisar do ponto de vista do gestor a realidade que nos rodeia;

– Adquirir uma visão crítica, construtiva e criativa em futuros projetos de desenvolvimento na sua área;

– Conhecer a realidade dos cargos de gestão;

– Ter a capacidade para aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas específicos da vida empresarial, sustentada por argumentação própria;

– Realizar uma análise estratégica a uma empresa real.

 

2) Competências:

Os estudantes aprenderão a:

– Conhecer a Ciência Económica e os seus postulados;

– Compreender as decisões racionais dos consumidores e dos produtores;

– Conhecer e diferenciar os vários tipos de mercado;

– Interpretar as atividades do Estado;

– Conhecer a realidade da economia portuguesa e a evolução da economia mundial;

– Analisar um conjunto de indicadores económicos fundamentais (exemplos: PIB, inflação, desemprego, défice orçamental, dívida pública, estatísticas sobre o comércio internacional);

– Ter um espírito crítico sobre o ambiente económico que os rodeia tendo por base conhecimentos básicos e fundamentais de Economia;

– A interpretar textos simples de economia (incluindo informações diariamente divulgadas na imprensa), a entender a linguagem económica e a poder participar em debates;

Os estudantes aprenderão ainda a:

– Identificar e interpretar as diversas funções de uma Organização;

– Compreender e aplicar os principais métodos de análise estratégicos de uma Organização;

– Entender o Marketing e a sua importância estratégica para uma Organização;

– Perceber os fatores determinantes da motivação dos vários stakeholders de uma Organização;

– Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.

Programa

Economia:

– Introdução à ciência económica;

 – O problema económico e as suas soluções;

 – A cruz marshalliana (procura e oferta);

 – Teorias do consumidor e do produtor;

 – Teoria do comércio internacional;

 – As principais formas de mercado;

– A atividade económica;

– A evolução do papel económico do Estado;

– Breves noções de política económica;

– A funções da moeda;

– Economia portuguesa numa perspetiva histórica;

– Principais impostos em Portugal;

 

Gestão:

– Organização, empresa e sustentabilidade;

– Marketing;

– Liderança;

– Contabilidade Financeira;

– Estratégia Empresarial.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1) Bibliografia principal:

– Neves, J. C. (2017). Introdução à Economia (11ª edição). Lisboa: Verbo.

– Almeida, F. (Coord. 2016). Introdução à Gestão das Organizações (4ª edição). Lisboa: Escolar Editora.

– Ferraz, R. (2021). Slides de apoio às aulas de Economia e Gestão. ISEC.

2) Bibliografia complementar:

– Mankiw, N. (2012). Principles of Economics (6th Ed). London: Cengage Learning.

– Robbins, S. and Coulter, M. (1996). Management (5th Ed). 

– Management, S. Robbins e M. Coulter, Prentice Hall, 2001. London: Prentice Hall.