Economia Política dos Media

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

A primeira parte da aula é tendencialmente mais expositiva mas os estudantes serão chamados a participar de forma activa no estudo dos principais autores propostos, tornando esta disciplina teórico-prática.
O processo de avaliação de conhecimentos constará de:
I. Um teste de avaliação
II. Trabalhos Práticos, a serem apresentados na aula e por escrito, a partir de temas propostos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Política Económica dos Media interessa-se pelo estudo do sistema mediático e suas especificidades de organização e funcionamento contemporâneos. Propõe-se analisar criticamente o jornalismo e a indústria dos media seguindo o ambiente de globalização dos mercados, a implementação de novas tecnologias de informação e comunicação nas empresas mediáticas e os mecanismos de controlo político-económicos em construção para os media do século XXI.

Programa

As políticas dos media em tempos incertos: mapear o campo de acção mediática.
Compreender as organizações mediáticas e suas formas de produção: tendências estratégicas no ambiente dos novos media.
Mudança tecnológica e formas de gestão corporativa.
Os trabalhadores do conhecimento na Sociedade da Informação.
Novas Práticas e Ecologias de Produção Mediática.
Como salvar o Jornalismo.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Aval. Contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - trabalhos práticos - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Croteau, David e Hoynes, William (2005), The Business of Media : Corporate Media and Public Interest, London, Sage.
Martins, Hermínio e Garcia, José Luís (ed.)(2003), Dilemas da Civilização Tecnológica, Lisboa, Imp. de Ciências Sociais
Graça, Sara Meireles (2007), Os Jornalistas Portugueses: dos Problemas da Inserção aos Novos Dilemas Profissionais, MinervaCoimbra.
Klinenberg, Eric (edit) (2005), Cultural Production in a Digital Age, Philadelphia: The ANNALS American Academy of Political and Social Science, Vol. 597, Jan.
McChesney, Robert W. (2008),The Political Economy of Media: enduring issues, emerging dilemmas, NY,Monthly Review Foundation.
Mosco,Vincent (2006),The Political Economy of Communication: rethinking and renewall, London, Sage.
Schiller, Dan (1999), Digital Capitalism. Networking Global Market System, Cambridge M., MIT Press.
Sousa, Helena (org.) (2006), Comunicação, Economia e Poder, Porto, Porto Editora.