Educação ao Longo da Vida

N/A

A construção do conhecimento centra-se nos princípios da participação e do envolvimento comprometido na construção da aprendizagem. Tendo em conta estes princípios, a abordagem escolhida, que assenta no diálogo e na reflexão crítica sobre o fenómeno da Educação ao Longo da Vida e das problemáticas associadas, implica a adoção de metodologias participativas, colaborativas e reflexivas de construção de conhecimentos, nomeadamente nos trabalhos/ tarefas individuais e grupais definido(a)s, executadas e partilhadas.
Quanto à avaliação os/as estudantes podem escolher entre a avaliação contínua ou avaliação por exame.
A avaliação contínua contempla a qualidade do contributo da participação individual nas atividades no âmbito da unidade curricular (50%) e o desenvolvimento de um trabalho individual (50%: trabalho escrito – 25% e apresentação e discussão – 25%).
A avaliação por exame apresenta-se sob a forma de prova escrita (100%).

1. Refletir criticamente sobre conceitos, fundamentos, valores, modelos, estratégias, políticas e práticas de Aprendizagem e Educação ao Longo da Vida.
2. Reconhecer que a aprendizagem se processa ao longo de todo o ciclo de vida da pessoa e em contextos diversificados.
3. Desenvolver uma conceção da educação, da aprendizagem e do desenvolvimento humano holística e contextual.
4. Compreender a evolução da sociedade da informação e do conhecimento e a sua relação com a educação e a formação ao longo da vida.
5. Refletir sobre as transformações culturais, económicas e sociais decorrentes da expansão tecnológica e dos meios de comunicação e compreender os princípios educativos que fundamentam a educação ao longo da vida transformativa.
6. Refletir sobre os princípios da educabilidade humana.
7. Reconhecer a especificidade e a importância, para o desenvolvimento, das aprendizagens em contextos de educação formal, não-formal e informal.

1. Educação, Aprendizagem ao Longo da vida e Desenvolvimento.
1.1. Educação Formal, Não-formal e Informal.
1.2. Educação Permanente, Educação ao Longo da Vida, Aprendizagem ao Longo da Vida e Competências para a Vida.
1.3. Sociedade da Informação, Sociedade do Conhecimento, Sociedade da Aprendizagem.
2. Aprendizagem ao Longo da Vida: Desafios para a Sociedade, as Comunidades, as Organizações e as Pessoas.
2.1. A educação e a escola no contexto da Sociedade do Conhecimento.
2.2. A educação e a formação profissional.
2.3. A educação comunitária e o desenvolvimento comunitário
3. Educação Transformativa: Espaços Comunitários e a Promoção da Participação e da Transformação Social.
3.1. Educação ao Longo da Vida e qualidade de vida
3.2. Comunidades de aprendizagem: pensar global, agir local.
3.3. Da democracia representativa à democracia participativa.

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%

CES (2019). Aprendizagem ao Longo da Vida: Estratégias e Experiências. Coimbra: Almedina.
CNE (2021). Estado da Educação 2020. Lisboa: CNE.
CNE (2020). Educação de Adultos: Ninguém pode ficar para trás. Lisboa: CNE.
CCE (2000). Memorando sobre ALV. Bruxelas: CCE.
Lima, L. C. (2007). Educação ao longo da vida: entre a mão direita e a mão esquerda de Miró. São Paulo: Cortez.
Melo, A., Lima, L. & Guimarães, P. (2021). Actualidade da Educação Permanente, Lisboa: APCEP.
OECD (2020). Strengthening Quality. Assurance Adult Education and Training in Portugal. Implementation Guidance. Paris: OECD.
OECD (2018). The future of education and skills: Education 2030. The Future we want. Paris: OECD.
Soeiro, D., & Parreiral, S. (2018). Case Study Letters for Life, Portugal. ILL, UNESCO.
UNESCO (2022). 5th Global Report on Adult Learning and Education. Citizenship education: Empowering adults for change. ILL. Hamburg: UNESCO.
UNESCO (2022). Making LLL a Reality: A Handbook. ILL. Hamburg: UNESCO