Educação Diferenciada e Saúde

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O processo de ensino e aprendizagem articula aulas teórico-práticas desenvolvidas com metodologias ativas e interativas, incluindo análise crítica e discussão ativa de artigos e/ou textos científicos, programas e projetos, exposição e visionamento de filmes/ documentários.
A avaliação contínua consistirá em 2 momentos de avaliação: um trabalho escrito (50%) e uma apresentação oral (50%).

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade o aluno deverá ser capaz de:
1. Compreender a importância de a educação em saúde ser diferenciada;
2. Sensibilizar para atitudes de educação para a saúde sustentáveis e plurais;
3. Compreender os conceitos de educação inclusiva e educação para a saúde numa perspetiva inclusiva e sustentável
4. Destacar ações em educação e saúde baseadas em medidas e políticas de saúde e metodologias educativas, nomeadamente, educação pelos pares;
5. Analisar especificidades, necessidades e potencialidades de indivíduos e grupos vulneráveis, em especial os que possuem incapacidade, com o objetivo de desenvolver serviços, projetos e ações educativas adequados;
6. Conceber e dinamizar de forma inclusiva projetos educativos não formais para a promoção da saúde e bem-estar de pessoas com condições de vulnerabilidade e incapacidade.

Programa

1. Saúde numa perspetiva de inclusão e sustentabilidade
• Visão holística, inclusiva e sustentável do conceito de saúde
• Promover a saúde numa perspetiva holística, inclusiva e sustentável
2.Saúde e Educação
• Sinergias entre os conceitos de Educação e Saúde
• Educação para a saúde e para o bem-estar social
• Modelos de incapacidade, promoção da saúde e prevenção de condições secundárias
• Saúde e Educação Inclusiva
3. Pedagogias Diferenciadas para a Saúde
• O conceito de pedagogia inclusiva e diferenciada
• Métodos e estratégias diferenciadas em educação para a saúde
• Necessidades e potencialidades educativas em grupos vulneráveis e com incapacidade
• Elaboração e gestão de projetos de educação para a saúde e bem-estar

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Apresentação Oral - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Gilbert, G. G., Sawyer, R. G., and McNeill, E. B. (2014). Health Education: Creating Strategies for School & Community Health (4th Ed.) Jones & Bartlett Learning.
McKenzie, J. F., Neiger, B. L., and Thackeray, R. (2012). Planning, Implementing, & Evaluating Health Promotion Programs: A Primer (6th Ed.). Benjamin Cummings.
Raghupathi, V., & Raghupathi, W. (2020). The influence of education on health: An empirical assessment of OECD countries for the period 1995–2015. Archives of Public Health, 78(1), 1-18.
Sharma, M. (2021). Theoretical foundations of health education and health http://www.unesco.org/education/tlsf/docs/tlsf_doclist.html
WHO Regional Office for Europe (2019). Healthy, Prosperous Lives for All: Health Equity Status Report. Copenhagen. http://www.euro.who.int/en/healthtopics/health-determinants/social-determinants/health-equity-statupromotion. Jones & Bartlett Learning
World Health Organization. (2001). International Classification of Functioning, Disability and Health..