Educação e Intervenção Comunitária

A metodologia é ativa e participativa, integrando:
a) uma combinação de exposições sistematizadas de informações com análises críticas;
b) trabalhos de pesquisa no terreno e de reflexão crítica fundamentada;
c) apresentações de trabalhos;
d) discussão de casos, debates, e outras atividades diversificadas.
A avaliação respeita o estabelecido no Regulamento Interno da Escola Superior de Educação de Coimbra, pelo que os estudantes poderão escolher uma das seguintes modalidades: avaliação continua ou avaliação por exame (realização de exame escrito).
A avaliação contínua é definida pelo docente, discutida com os estudantes, publicada na plataforma oficial na primeira semana de aulas, e reside em: participação e tarefas realizadas nas aulas; trabalho autónomo de pesquisa, em grupo e/ou individualmente; aquisição de conhecimentos e competências definidas na FUC; atitudes pessoais coerentes com os princípios da educação e intervenção comunitária.

1. Conhecer e compreender os fatores sociais e culturais da educação, e a sua pertinência para o desenvolvimento das comunidades e dos indivíduos que as integram, perspetivando uma intervenção, através do Teatro, com vista a uma transformação social positiva.
2. Compreender os processos de intervenção para o desenvolvimento comunitário e para a transformação social.
3. Conhecer as principais problemáticas sociais e culturais e contextos de risco social que interessam e justificam o recurso ao teatro enquanto metodologia de intervenção.
4. Compreender a racionalidade da intervenção comunitária assente na metodologia participativa de projeto, identificando elementos essenciais do diagnóstico social.
5. Justificar e fundamentar cientificamente as opções e estratégias de intervenção e utilizar as técnicas de expressão dramática/teatro no decorrer da intervenção comunitária.
6. Adquirir competências e atitudes coerentes com o trabalho de intervenção comunitária através do Teatro.

1. Educação
1.1. Função Social da Educação.
1.2. Tipologias de educação e contextos de aprendizagem Formal, Não Formal e Informal.
1.3. Percursos educativos e aprendizagens pessoais.
1.4. Eduacação e desenvolvimento comunitário.

2. Comunidade
2.1. Comunidade, comunitário e comunitarismo.
2.2. Comunidade e cultura.
2.3. Teatro e desenvolvimento comunitário.

3. Intervenção educativa e comunitária
3.1. Princípios, modelos e estratégias.
3.2. Práticas de Intervenção educativa e comunitária.
3.3. Olhar, sentir e compreender a comunidade: abordagem ao diagnóstico.

Avaliação Contínua
  • - Definida com os estudantes no início do semestre - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

SIM

Bauman, Z. (2004) Community: Seeking Safety in na Insecure World. Polity Press.
Bertrand, Y. (2019) Teorias Contemporâneas da Educação. 3ªEd. Ed. Piaget.
Bezelga, I.; Aguiar, R. (2016) Teatro, locus e Comunidade. Plural Pluriel.
Bidegain, M. (2007) Teatro comunitário: resistência y transformación social. Atuel
Boal, Augusto (2009). Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Edição da Civilização Brasileira.
Correia, A. (2003). Teatro fora dos teatros. Arte dramática na prisão, no jardim e no bairro. Rev. Crítica de Ciências Sociais, 67. 55-73.
Cruz. H. (2021) Práticas Artísticas: Participação e Política. Ed. Colibri.
Gadotti, M. (2005). A questão da educação formal/ não-formal, Droit à léducation, Sion. LAHIER, B. (2002).
Menezes, I. (2007) Intervenção Comunitária: uma perspetiva psicológica. Legis Ed.
Tönnies, F. (2001) Community and Civil Society. Oxford University Press.