Educação Física

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

▣Aulas: TP, expositiva e prática de atividade física e desportiva (AFD) experimental; PL, avaliação em AFD. ▣ UC de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores]: 1. 45%: Prova prática/apresentação oral; 2. 50%: Prática experimental e avaliação em AFD; 3. 5%: Participação presencial em aulas PL (sem tolerância horária inicial face à hora e local notificados). ▣Avaliação frequência/contínua/periódica: Aprovado se classificação ≥60% em 2 e ≥80% em 3. ▣Avaliação exame (recurso/melhoria/especial): se cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame [ponto 8 do 13.º artigo do Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos ($)] se classificações em 1 ≥30%; em 2.
FICHA DE UNIDADE CURRICULAR PLURIANUAL
Página 3 de 4
≥50% ; em 3. ≥ 80%. ▣ Exame com provas teórica (50%/100%) e prática (50%/100%). Admissão oral: cf. com $.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender os objetivos, conceitos, fundamentos e conteúdos da Educação Física no Ensino Pré-escolar (EPE) e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB)
2. Identificar perspetivas pedagógicas na EF e Motricidade Infantil.
3. Conhecer os programas curriculares de Educação Física (EF) do EPE e 1ºCEB
4. Conhecer o processo de desenvolvimento motor da criança, das capacidades motoras e de habilidades motoras e, os benefícios da Atividade Física
5. Conhecer modelo de plano de aula de EF para o EPE e para o 1.ºCEB
6. Conhecer técnicas e estratégias de ensino no âmbito das dimensões Instrução/Informação, Gestão/Organização, Clima e Feedback
7. Mostrar evolução no nível de desempenho motor e de condição física em habilidades motoras especificas e Atividades Físicas (AF) previstas para o EPE e 1º CEB
8. Identificar boas práticas de EF, de AF e Motricidade Infantil.

Programa

1. Educação Física (EF) no Ensino Pré-escolar (EPE) e no 1.º CEB: modelo de intervenção pedagógico, objetivos e conteúdos
FICHA DE UNIDADE CURRICULAR PLURIANUAL
Página 2 de 4
2. Orientações curriculares da EF no EPE e programa de EF do 1.º CEB
3. Desenvolvimento motor da criança (crescimento e maturação, capacidades motoras e processo de desenvolvimento de habilidades motoras) e efeitos da atividade física (biológicos, cognitivos, socio-emocionais)
4. Plano de aula (objetivos comportamentais, conteúdos, tempo de prática)
5. Técnicas de ensino e estratégias pedagógica: organização, instrução/informação, feedback e clima
6. Movimentos reflexos e Habilidades motoras fundamentais
7. Conteúdos da Educação Fisica no EPE ( Perícia e manipulação, Deslocamentos e equilíbrios, Jogos) e no 1.º CEB (Perícia e manipulação, Deslocamentos e equilíbrios, Ginástica, Jogos, Percursos na natureza, Atividades rítmicas expressivas (Dança))
8. Programas e Projetos de EF, AF e Motricidade Infantil

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Costa F. (2019). Educación física como proyecto de innovación y transformación cultural. Physical Education as a Project of Innovation and Cultural Transformation. Revista Caribeña de Investigación Educativa. 3(2), 19-32
2. DGE (2018). Orientações curriculares para o Pré-Escolar. Lisboa: DGE.
FICHA DE UNIDADE CURRICULAR PLURIANUAL
Página 4 de 4
3. Dias G., Mendes R. & Amado J. (2022). Canções ao ritmo de danças e brinquedos tradicionais para todas as idades. Coimbra: Editora d’Ideias.
4. Dias G., & Mendes R. (2012). As potencialidades do jogo no desenvolvimento da criança. EFDeporte, 17, 173
5. Gabinete Desporto Escolar (2000). Programa de Educação Física Ilustrado. Lisboa: ME.
6. Martins J. et al. (2017). Técnicas de Ensino para uma Educação Física. In R. Catunda et al. (Eds.), Educação Física Escolar. Referências para um ensino de qualidade (53-85). BH, Brasil: Casa da Educação Física.
7. Mendes R. & Dias G. (2013). Vamos aprender com jogos tradicionais portugueses. Santa Comba Dão: Edições Convite à Música.