Educação Inclusiva

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas, de carácter teórico-prático, terão o contributo do docente e dos alunos.
O docente: explanação dos conteúdos do programa; dinamização de atividades práticas e de reflexão ilustrando tópicos programáticos; orientação dos alunos na pesquisa, construção e exploração de diversos materiais; apoio na realização de projetos de trabalho dos alunos.
Os alunos: participação em atividade práticas e de reflexão desencadeadas na aula; exposição de trabalhos de dissertação e pesquisa; construção e exploração de materiais diversos, análise e resolução orientada de casos à luz dos modelos abordados.
A avaliação cumprirá o regulamento aplicável ao curso. O regime de avaliação contínua incluirá duas provas individuais escritas (75%) e elementos de informação continuada (trabalhos realizados, assiduidade, participação, envolvimento…) (25%). A avaliação por exame é feia através de prova escrita.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Educação Inclusiva pretende ser introdutória ao curso e proporcionar uma visão geral relativamente a áreas de distúrbio que ultrapassam a área de especialização daquele No final desta UC os alunos devem:
– Ficar a conhecer e compreender a atual filosofia da inclusão escolar e social das crianças com necessidades educativas especiais (NEE´s), bem como os fundamentos que a justificam;
– Apresentar atitudes consentâneas com as atuais formas de perspetivar a problemática da educação de crianças com NEE´s, no espírito de colaboração com outros profissionais e de estreita ligação com a família;
– Dominar as principais normas legais aplicáveis ao processo de inclusão escolar das crianças/alunos nos Sistema Educativo Português;
– Ser capazes de caracterizar os principais quadros de excecionalidade abordados na disciplina;
– Ser capazes de planear e implementar, consciente e criticamente, formas de intervenção ajustadas a estes indivíduos.

Programa

Descritores: necessidades educativas especiais; educação especial; inclusão; problemas de aprendizagem; problemas de comportamento; problemas sensoriais; a sobredotação
1. Breve História da Educação Especial
2. Da integração à inclusão
2.1.Conceito e fundamentos da integração
2.2. A inclusão
2.2.1. A” Declaração de Salamanca” sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativasespeciais;
2.2.2. A “Declaração de Madrid” e as reivindicações dos cidadãos deficientes.
3. Documentos legais de suporte ao trabalho de inclusão escolar de alunos com NEE.
4. A família da criança com NEE
5. Algumas perturbações e principais características; processos de intervenção
5.1. Problemas sensoriais
5.1.1. Deficiência auditiva
5.1.2. Deficiência visual
5.2. Problemas de comportamento
5.2.1. O caso particular da criança hiperactiva4.3.Problemas de
aprendizagem: dificuldades e distúrbios
5.4. Sobredotação

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
  • - Frequência - 75.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ALMEIDA, M. (2005). Caminhos para a inclusão humana – Valorizar a pessoa, construir o sucesso educativo. Porto: Edições ASA.
BAKER, B.; BRIGHTMAN, A. (2009). Passos para a autonomia. Ensinar actividades diárias a crianças com necessidades especiais. Lisboa: I. Piaget.
CORREIA, L.M. (2005). Inclusão e necessidades educativas especiais – um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora.
LOPES, J.; RUTHERFORD, R.; CRUZ; M.; MATHUR; S. & QUINN, M. (2006). Competências sociais: aspectos comportamentais, emocionais e de aprendizagem. Braga: Psiquilíbrios Editora.
MORGADO, J. (2009). Educação inclusiva nas escolas actuais. Contributo para a reflexão. In Actas do X Congresso Galego-.Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, pp 104-117.
PEREIRA. F. (coord.)(2018). Para uma educação inclusiva.: Manual de apoio à prática.Lisboa: Ministério da Educação/DGE.
McWILLIAM, R.A (Org.) (2012). Trabalhar com as famílias de crianças com necessidades especiais. Porto: Porto Ed.