Educação Intercultural

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

a) – Sessões teóricas (da responsabilidade do docente);

b)- Sessões teórico-práticas, centradas em actividades de análise e reflexão crítica, baseadas em recursos audiovisuais, textos e exercícios individuais e de grupo.

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino/aprendizagem: exposição, debate, estudo de caso, visionamento de filmes e análise documental; jogo pedagógico; trabalho cooperativo; trabalho de projecto; fichas de trabalho; apresentação de temas e trabalhos pelos estudantes.

A unidade curricular decorre em regime de blended-learning, com aulas presenciais e aulas online assíncronas.

Avaliação: exame (teste escrito) ou avaliação periódica;

nesta os alunos elaboram e apresentam um trabalho proposto pelo docente que versa sobre temas do programa; o tipo de trabalho e ponderações será especificado no incíco do semestre. Em trabalhos de grupo, a prestação dos alunos na defesa é diferenciável.

Resultados de Aprendizagem

Dotar o estudante de competências no âmbito da Educação Intercultural, a saber:

1.              Compreender as relações entre maiorias e minorias e impacto socio- psicológico da exclusão social

2.              Compreender as articulações entre educação e diversidade cultural

3.              Conhecer factores sociais, culturais e familiares que condicionam a educação, identidade e integração social dos indivíduos

4.              Reconhecer e valorizar as características distintivas do meio cultural no qual intervém, adequando técnicas e instrumentos da Animação Socioeducativa

5.              Conhecer princípios de intervenção psicopedagógicas em grupos de imigrantes e minorias étnicas

6.              Criar actividades facilitadoras de trocas culturais promovendo a diversidade cultural

7.              Conhecer programas, actividades, métodos e recursos de educação intercultural

Programa

I – Sociedade contemporânea e multiculturalidade

1. Breve historial da multiculturalidade contemporânea

2. Multiculturalidade e desenvolvimento social

3. Gestão da diversidade

 

II – Comunicação e competência Intercultural

1. Comunicação intercultural

1.1 cultura, identidade e imagem social

1.2 Preconceito e conflito intergrupal

1.3 Racismo, xenofobia e exclusão

2. Competência intercultural

3. Implicações na Animação Socioeducativa

 

III – Animação Socioeducativa e Educação Intercultural

1. Educação Intercultural: métodos e recursos

2. Projectos Interculturais

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalhos individuais ou de grupo - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cardoso, C. M. (1996). Educação multicultural: percursos para práticas reflexivas. Lisboa: Texto.

Gonçalves, S. (2001) (Coord.). Educação Multicultural e para os Direitos Humanos: Materiais de apoio às escolas e aos educadores/professores. Coimbra: ESEC.

Gonçalves, S. (2003). Identidade, relações intergrupais e preconceito.  Coimbra: ESEC

Gonçalves, S., & Sousa, F. (Org.) (2012). Escola e Comunidade: Laboratórios de Cidadania Global. Lisboa: Universidade de Lisboa/ Instituto de Educação.

Gonçalves, S.; Carpenter, M. (Eds.). (2013). Diversity, Intercultural Encounters, and Education. Oxford: Routledge.

Gonçalves, S.; Carpenter, M. (Eds.).  (Eds.). (2012). Intercultural Policies and Education. Bern: Peter Lang.

Perotti. A. (1997). Apologia do intercultural. Lisboa: Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural.

 

Gonçalves, S. (2011). Learning objects and Multimedia Resources in Citizenship Education and Education for Diversity. London: CiCe.