Educação Intercultural

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

a) – Sessões de exposição teórica (da responsabilidade do docente);
b)- Sessões teórico-práticas, centradas em atividades de análise e reflexão crítica, baseadas em recursos audiovisuais, textos e exercícios individuais e de grupo.
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino/aprendizagem: exposição, debate, estudo de caso, visionamento de filmes e análise documental; jogo pedagógico; trabalho cooperativo; trabalho de projeto; fichas de trabalho; apresentação de temas e trabalhos pelos estudantes.
A unidade curricular decorre em regime de blended-learning, com aulas presenciais e aulas online assíncronas.
Avaliação: exame (teste escrito) ou avaliação periódica;
nesta os alunos elaboram e apresentam um trabalho proposto pelo docente que versa sobre temas do programa; o tipo de trabalho e ponderações será especificado no início do semestre. Em trabalhos de grupo, a prestação dos alunos na defesa é diferenciável.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender as relações entre maiorias e minorias e impacto socio- psicológico da exclusão social
2. Compreender as articulações entre educação e diversidade cultural
3. Conhecer fatores sociais, culturais e familiares que condicionam a educação, identidade e integração social dos indivíduos
4. Reconhecer e valorizar as características distintivas do meio cultural no qual intervém, adequando técnicas e instrumentos da Educação Básica
5. Conhecer princípios de intervenção psicopedagógicas em grupos de imigrantes e minorias étnicas e outras populações
6. Criar atividades facilitadoras de trocas culturais promovendo a diversidade cultural
7. Conhecer programas, atividades, métodos e recursos de educação intercultural

Programa

I –Multiculturalismo
a. Migrações e multiculturalismo
b. Desenvolvimento, coesão social e conflitos
c. Minorias, exclusão e Direitos Humanos

II – Relações interculturais
a. Grupo de pertença, identidade e imagem social
b. Estereótipos, preconceitos e discriminação social
c. Comunicação, sensibilidade e competência intercultural

III – Educação Intercultural
a. Barreiras ao sucesso educativo das crianças oriundas de grupos minoritários
b. Educação Multicultural: âmbito, métodos, meios, estratégias e conteúdos
c. Boas práticas em educação intercultural

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Trabalhos individuais ou de grupo - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AAVV (2014). Manual lidar com a diversidade cultural e promover a igualdade e valorizar a diferença. DGERT.
Gonçalves, S. (2021). Imagem e diálogo intercultural: Recursos visuais para exploração pedagógica e educação pela arte. Coimbra: ESEC/NIEFI
Gonçalves, S., and Majhanovich, S. (Eds.) (2016). Art and Intercultural Dialogue. Rotterdam: Sense.
Gonçalves S. (2014). Multiculturalism, Contact Zones and the Political Core of Intercultural Education. In N. Haydari & P. Holmes (Eds.). Case Studies in Intercultural Dialogue, pp. 57-72. Kendall Hunt Publishing: San Francisco, CA. ISBN: 978-1-4652-1209-2.
Gonçalves, S.; Carpenter, M. (Eds.). (2013). Diversity, Intercultural Encounters, and Education. Oxford: Routledge.