Educação, Lazer e Animação de Tempos Livres

1. Noções Básicas de Tempos Livres , Ócio e Lazer;
2. Noções Básicas de Educação Não Formal;
3. Noções Básicas de Animação socioeducativa

A metodologia privilegiará a participação activa (trabalho autónomo, trabalho de grupo, trabalho de projeto) combinada dialeticamente com exposição apoiada por multimédia, bem como, com o recurso à leitura orientada e à discussão de textos de referência, que privilegiarão a apresentação de trabalhos de conceptualização teórica e metodológica.
A metodologia estabelecerá elos com saberes de outras disciplinas, e ainda outras actividades educativas formais ou não formais, de iniciativa de alunas/os ou outras/os instituições/organizações.
A avaliação por frequência integra a análise em grupo de contextos de lazer, e o desenvolvimento de concepções metodológicas que facultaram o debate na turma e o comentário crítico e de complementarização do docente.

Conhecer as componentes da Pedagogia do Lazer e do Tempo Livre
Conhecer implicações educacionais da sociologia da educação, do lazer e do desenvolvimento.
Identificar os efeitos do lazer no desenvolvimento educativo e bem-estar das crianças e jovens e da população em geral.
Ser capazes de conceber projectos e actividades de ASE em contextos educativos não formais e informais e de lazer, que permitam a valorização pessoal e a educogenia das comunidades;
Saber organizar um contexto pedagógico num contexto de lazer, mobilizando, conjugadamente as componentes descanso, diversão e desenvolvimento;
Saber desenvolver uma pedagogia integradora dos diferentes grupos e indivíduos presentes nas actividades de animação socioeductiva;
Conhecer a importância do recurso às técnicas de expressão lúdicas e desportivas.

1. Introdução geral à temática dos Tempos Livres, Ócio e Lazer
1.1. O ócio e o Lazer ao longo da História: das sociedades simples às sociedades contemporâneas
1.2. Educação no Lazer e Educação para o Lazer
2. A conceptualização do Lazer
3 Condições de classe e disposições culturais e práticas de lazer
3.1. O conceito de Habitus
3.2. Disposições culturais, Habitus e práticas de Lazer.
4 Educação e Lazer para diferentes públicos
5. Meios e Recursos educativos
6. Contextos socioeducativos de Educação e Animação de tempos livres:
6.1. As Actividades de Enriquecimento curriculares; Os Centros de Ocupação Juvenil; A Organização e Animação de Ludotecas; Os Centros de Férias e Actividades Socioeducativas (Os Campos e Colónias de Férias); Centros Cívicos, Associações Culturais e Recreativas Universidades/Clubes Seniores; Centros Municipais de Juventude, Centros de Dia e Lares da Terceira Idade, etc

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Atividades de Enriquecimento Curricular - 10.0%
  • - Trabalho de síntese - 30.0%
  • - Projecto - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%

BACAL, Sarah. “Lazer e o Universo dos Possíveis”. São Paulo: Aleph, 2003
BORJA SOLÉ, Maria (1980) O jogo infantil : organização das ludotecas / Maria de Borja Solé ; trad. Maria Vieira Stoer. – Lisboa : Instituto de Apoio à Criança,
GRANERO, Carlos y Juan Carlos Lesmes (coord.),(2006). Jovens Y Campamentos de verano. Revista de Estudios de Juventud, n. 72, Madrid: INJUVE.
DUMAZEDIER, JOFFRE – (2000) – Lazer e Cultura Popular. São Paulo: Editora Perspectiva.
GOMES, Christianne L. Lazer, trabalho e educação: relações históricas, questões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
PARKER, Stanley, Sociologia do Lazer, Rio de Janeiro: Zahar.
PINTO, Graça, (2005). Programa Universitário para Seniores, Edição da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
GAMMON, Sean & ELKINGTON, Sam (2015). Landsciesapes of Leisure. PLAGRAVE MACMILLAN.
VEBLEN, Thorstein (2007). The Theory of The Leisure Class. Oxford: Oxford University Press.