Educação, Lazer e Sociedade

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos são desenvolvidos através de métodos expositivos, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas/projetos, experimentação/reflexão, saídas de campo, e aprendizagem cooperativa e colaborativa.

O processo de avaliada será efetuado por avaliação contínua ou por exame.

Por avaliação contínua:
A) Avaliação teórica (30%)
B) Avaliação teórico-prática (70%)

O exame constará exclusivamente de uma prova TP (100%).

Resultados de Aprendizagem

1. Enquadrar o lazer nas abordagens das ciências sociais, aplicando os seus diferentes conceitos e perspetivas, de forma a compreender a evolução das relações entre o lazer e outras áreas da vida social, e de perceber as condicionantes sociais no acesso ao lazer, de forma a conceber projetos, programas e políticas que permitam eliminar as assimetrias de acesso às atividades de lazer;
2. Enquadrar os conceitos de lazer e cultura de forma a entender os processos de mudança no quadro do desenvolvimento cultural;
3. Identificar e reconhecer a importância da Educação como/pelo/para o Lazer nos diferentes contextos de intervenção, de forma a elaborar projetos, com diferentes grupos.

Programa

1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS NO ESTUDO DO LAZER
1.1. Apontamentos históricos e socioculturais sobre o Lazer
1.2. Perspetivas teóricas sobre o Lazer
1.3. Importância do lazer e reconhecimento dos seus benefícios a nível individual e social
1.4. Constrangimentos sociais no acesso ao Lazer
1.5. Tendências sociais do lazer
1.6. Lazer e (novos) movimentos sociais
2. LAZER, CULTURA E SOCIEDADE
2.1. Relações conceptuais entre lazer e cultura
2.2. Cultura popular, cultura de massas e alta cultura
2.3. Lazer e práticas culturais
2.4. Lazer, cultura e estilos de vida
3. EDUCAÇÃO E LAZER
3.1. Relações entre Educação e Lazer: Educação pelo/para/como Lazer
3.2. Contextos e práticas de Educação e Lazer
3.3. Inovação e empreendedorismo social em Educação e Lazer

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 30.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 70.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Alves, E., & Melo, V. (2003). Introdução ao lazer. Barueri: Manole.
Harvey, J. et al. (2014). Sport and Social Movements From the Local to the Global. Bloomsbury.
Haworth, J., & Veal, A. (2004). Work and Leisure. New York: Routledge.
Jackson, E. (2005). Constraints to Leisure. State College: Venture Publishing.
Melo, R., & Simões-Correia, J. (2021, abril). Leisure Education, Social Innovation andSocial Entrepreneurship: Current Perspectives in Portugal. In 16th World Leisure Hybrid Congress. Beijing, China.
Melo, R. (2013). Desportos de Natureza e Desenvolvimento Local Sustentável (Tese de doutoramento não publicada). Coimbra: UC.
Roberts, K. (2001). Leisure in Contemporary Society. Wallingford: CABI Publishing.
Sivan, A., & Stebbins, R. (2014). Leisure Education: A Cross-National View. London: Routledge.
Veal, A. (2000). Leisure and Lifestyle. Sydney: Online Bibliography 8.
Trilla, J. (2004). Animação sociocultural: teorias, programas e âmbitos. Lisboa: Instituto Piaget.