Educação Não-formal com Populações Específicas

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia utilizada é participativa e ativa, no sentido da construção do conhecimento. As aulas assumem um caráter dinâmico, integrando uma combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análise crítica. Pretende-se com esta metodologia dar possibilidade aos estudantes de desenvolverem estratégias de educação não formal num trabalho colaborativo, preparando-os para os desafios profissionais. Numa primeira fase são apresentados e trabalhados conteúdos teóricos de base à aplicação prática da ENF nos contextos referidos. Numa 2.ª fase aplicam-se estes conteúdos e princípios da ENF num projeto de intervenção socioeducativa através do Teatro e da expressão dramática. Exame final: teste escrito. Avaliação periódica: realização, apresentação e defesa em aula de 1 projeto de intervenção (50% da nota final) e sua memória descritiva (50% da nota final); os trabalhos podem ser individuais ou em grupo); nestes, a prestação dos alunos na defesa é diferenciável.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa o desenvolvimento de competências de trabalho no âmbito do perfil em Animação e Intervenção Teatral. Assim, desenvolvem-se as seguintes competências:
a) Reconhecer situações de Educação Não Formal, aplicando-a na intervenção com populações específicas, tais como crianças; jovens; adultos; seniores; reclusos; portadores de deficiência; desempregados; imigrantes; comunidades em risco; entre outras.
b) Animar e gerir intervenções educativas visando a promoção do desenvolvimento pessoal, social e cultural das pessoas, grupos e comunidades relacionados com estas populações, tendo em conta as suas especificidades.
c) Planear, executar e avaliar as intervenções educativas de carácter não formal acima referidas.
d) Gerir relações de partenariado, a nível interinstitucional e intrainstitucional, numa perspetiva dinâmica e colaborativa.

Programa

1. Educação Não Formal (ENF): Enquadramento teórico, conceptual, histórico e social
1.1. Educação Formal, Não Formal e Informal
1.2. Educação Não Formal e Educação ao Longo da Vida
1.3. ENF nos contextos português, europeu e internacional: Entidades e projetos
2. Estratégias metodológicas e práticas formativas heterogéneas e dinâmicas
3. ENF como processo de transformação pessoal e social
4. As pessoas como protagonistas do processo educativo
4.1. Especificidades, necessidades e potencialidades dos diversos tipos de populações
4.2. Serviços, projetos, ações socioeducativas adequadas aos diversos tipos de populações
5. O Teatro na ENF
5.1. Teatro como instrumento educativo, de promoção da cidadania e de valorização pessoal, social e cultural de pessoas, grupos e comunidades
5.2. Planeamento, execução e avaliação de projetos de educação não formal com populações específicas através do Teatro

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Arredondo SC Diago JC (2004) Evaluación de Programas de Intervención Socioeducativa. Agentes y Ámbitos. Madrid: Pearson Ed
Bendrath EA (2014) A Educação Não-Formal a partir dos
Relatórios da UNESCO. Pres. Prudente: Univ Est Paulista
Brander,P, Keen,E, Lemineur,M-L (eds)(2016) Farol. Manual de Educação para os Direitos Humanos com Jovens. Algueir: Dínamo
Capul,M Lemay,M (2003) Da Educação à Intervenção Social 1º,2º Vol. Porto: Pt Ed
Cruz,H, Bezelga,I, Rodrigues, P S (Coord) (2017) Práticas Artísticas Comunitárias. Pt: PELE/CHAIA/FCT
Melo,S C D de (2014) Projetos artísticos (d)e intervenção comunitária Texturas, uma experiência do Festival Internacional de Teatro de rua de Santa Maria da Feira. Tdout. Pt: UPt
Morand-Aymon,B (2007) Olhares cruzados sobre a educação não formal – análise de práticas e recomendações. Lx: DG Form Voc,p.1-72
Pinto, LM (2007) Educação Não Formal: um contributo para a compreensão do conceito e das práticas em Portugal. TMest Lx, ISCTE