Educação Não Formal com Populações Específicas

N/A

A metodologia utilizada é participativa e ativa, no sentido da construção do conhecimento. As aulas assumem um caráter dinâmico, integrando uma combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análise crítica. Pretende-se com esta metodologia dar possibilidade aos estudantes de desenvolverem estratégias de educação não formal num trabalho colaborativo, preparando-os para os desafios profissionais. Numa primeira fase são apresentados e trabalhados conteúdos teóricos de base à aplicação prática da ENF nos contextos referidos. Numa 2.ª fase aplicam-se estes conteúdos e princípios da ENF num projeto de intervenção socioeducativa através da Música. Exame final: teste escrito. Avaliação periódica: realização, apresentação e defesa em aula de 1 projeto de intervenção (50% da nota final) e sua memória descritiva (50% da nota final); os trabalhos podem ser individuais ou em grupo); nestes, a prestação dos alunos na defesa é diferenciável.

Esta unidade curricular visa o desenvolvimento de competências de trabalho no âmbito do perfil em Animação e Intervenção Musical. Assim, desenvolvem-se as seguintes competências:
a) Reconhecer situações de Educação Não Formal, aplicando-a na intervenção com populações específicas, tais como crianças; jovens; adultos; seniores; reclusos; portadores de deficiência; desempregados; imigrantes; comunidades em risco; entre outras.
b) Animar e gerir intervenções educativas visando a promoção do desenvolvimento pessoal, social e cultural das pessoas, grupos e comunidades relacionados com estas populações, tendo em conta as suas especificidades.
c) Planear, executar e avaliar as intervenções educativas de carácter não formal acima referidas.
d) Gerir relações de partenariado, a nível inter institucional e intra institucional, numa perspetiva dinâmica e colaborativa.

1. Educação Não Formal (ENF): Enquadramento teórico, conceptual, histórico e social
1.1. Educação Formal, Não Formal e Informal
1.2. Educação Não Formal e Educação ao Longo da Vida
1.3. ENF nos contextos português, europeu e internacional: Entidades e projetos