Elaboração e Avaliação de Projectos de Investimento

Análise Financeira e Gestão Financeira

O ensino será de cariz teórico prático.

Primeiro com recurso a conceitos e técnicas e seguidamente com a adopção de casos práticos.

Ainda é detalhado ao longo do semestre a elaboração de um PI com recurso a uma folha de cálculo previamente elaborada.

O objetivo desta unidade curricular é possibilitar ao aluno a elaboração e análise de um projeto de investimento; dotar os estudantes do conhecimento teórico e prático das metodologias base para a análise da viabilidade económica e financeira de projetos de investimento em condições de certeza e incerteza. Análise da problemática do financiamento do Investimento. Análise do risco associado a um projeto de investimento. A sustentabilidade dos projetos e os projetos sociais.

As competências a adquirir:

No final do semestre curricular os alunos deverão ser capazes de:

– Usar as competências técnicas e instrumentais necessárias na análise económica e financeira de investimentos.

– Usar as competências técnicas capazes de propor soluções de financiamento de investimentos.

– Analisar e avaliar o nível de risco de um investimento.

– Fundamentar a tomada de decisões de Investimentos Reais nas empresas.

I. INTRODUÇÃO

Fases de Elaboração de um projeto de investimento

Informação necessária

Tipos de Projetos

II. CONCEITOS BÁSICOS

O carácter incremental do projecto de investimento

A noção de sunk costs

A noção de custo de oportunidade do capital investido

CAPM e custo do capital: Levered e unlevered beta. Tipologia dos custos do capital.

A duração do investimento em análise de projectos.

O “valor residual” do projecto de investimento

Acepções de cash-flow do projecto

III. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E SELECÇÃO DE PROJECTOS

O Valor Actual Líquido (VAL)

A Taxa Interna de Rendibilidade (TIR)

O Índice de Rendibilidade de um Projecto (IRP)

O Período de Recuperação do Investimento (PRI)

Taxa Interna de Rendibilidade Integrada (TIRI)

Racionamento de capital e selecção de projectos

Critério da anuidade e o método dos ciclos

Inversão do critério TIR, TIR’s múltiplas e inexistência de uma TIR.

Critério de Fisher.

IV. INTERACÇÃO DAS DECISÕES DE INVESTIMENTO E DE FINANCIAMENTO

O efeito fiscal do endividamento

Critério VALA
V. TÉCNICAS DE REDUÇÃO DA INCERTEZA E TRATAMENTO DE RISCO EM ANÁLISE DE PROJECTOS

Análise de Sensibilidade

Análise de Cenários

Análise de Break-Even

Árvores de Decisão

VI. A CONSIDERAÇÃO DE OPÇÕES ESTRATÉGICAS NA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS
VII. ANÁLISE SOCIAL DE PROJECTOS DE INVESTIMENTO

Bibliografia Principal

Cebola, A., (2017). Projetos de Investimento de Pequenas e Médias Empresas: Elaboração e Análise, Lisboa,2ª edição, Ed. Sílabo.

Couto G., Lopes MM, Sousa F., Pimentel P, & Crispim J. (2014). Avaliação de investimentos, 2ª edição/reimpressão, Áreas Editora.

Esperança, J. Paulo & Carlos D. (2014). Empreendedorismo e Planeamento Financeiro-Transformar oportunidades em negócios. Criar micro, pequenas e médias empresas, 2ª edição/reimpressão, edições Sílabo.

Hopkinson, M. (2017). The project risk maturity model: Measuring and improving risk management capability. Routledge

Kurowski, L., & Sussman, D. (2011). Investment Project Design: a guide to financial and economic analysis with constraints (Vol. 632). John Wiley & Sons.

Soares, I. Moreira, J.; Pinho, C. & Couto, J. (2015). Decisões de Investimento – Análise Financeira de Projectos, Edição/reimpressão. Edições Sílabo (4ª edição, revista e corrigida

Bibliografia Adicional

-Bodie Z., Kane, A. and Marcus A. (2012). Essentials of Investments, McGraw Hill, 9th Edition

-Brealey, R. A.; Myers, S. C. and Alen, F. (2011). Principles of corporate Finance, McGraw Hill, 10º edition.

-Damodaran, A, (2012). Investment Valuation: Tools and Techniques for Determining the Value of any Asset, University Edition.

-Esperança, J. P. e F. Matias, (2010). Finanças Empresariais, Texto Editores.

-Ferreira, M.; Mota, A. G.; Nunes, J. P. e Clementina, B. (2015). Finanças da Empresa – Teoria e Prática,5ª edição, Edições Silabo.

-Koller, T.; Goedhart, M. and David, W. (2010). Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies, University Edition, 5th Edition, McKinsey & Company Inc.

Lawrence Revsine; Daniel Collins; Bruce Johnson; Fred Mittelstaedt and Leonard Soffer (2018), Financial Reporting and Analysis 7th Edition, McGraw-Hill.

-Neves, J. C. (2011). Avaliação e Gestão da Performance Estratégica da Empresa, 2ª Edição, Texto Editores.

-Neves, J. C. (2012). Análise e Relato Financeiro-uma visão integrada de gestão, 5ª Edição, Texto Editores.

– Robert, H. (2018). Analysis for Financial Management. 12th Edition, Macgraw-Hill

-Ross, S.; Westerfield R. and Jaffe, J. (2016). Essentials of Corporate Finance, McGraw-Hill Education, 9ª edition.

-Silva, E. (2014). Decisões de Financiamento-aspetos práticos, Vida económica.

– Willem, S., Dirk, S., (2019). Principles Of Sustainable FinanceEdiçãoOxford University Press

Outras Referências e sítios na internet:

– Bplans: www.bplans.com IAPMEI: http://www.iapmei.pt